OS PRÉ-SOCRÁTICOS
Por: Lorena Stephane • 11/4/2018 • Monografia • 719 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Lorena Stefani Nascimento
SEMINÁRIO: Os Pré – Socráticos (parte individual)
Belo Horizonte
2018
Filósofos mais representativos do texto
Tales: Substância primordial é a água. Para ele a substância que compõe o Universo, a physis, é a água. Ele se inspirou em suas qualidades de mutação; a água é continuamente reciclada dos céus para a terra e oceanos transformando-se de líquida para vapor, representando, assim, a dinâmica intrínseca dos processos naturais. Tales não invocava deuses para explicar suas observações, ele adivinhava intuitivamente que muitos dos fenômenos naturais são causados por tendências ou efeitos inerentes aos próprios objetos.
Anaximandro: Substância primordial é o ilimitado. Postulava que o Universo era eterno e infinito e seu centro era ocupado pela terra à qual atribuiu uma forma cilíndrica. Para ele a substância fundamental do Universo era algo intangível, o Ilimitado, “de onde provêm todos os céus e os mundos neles contidos”. O universo de Anaximandro era eterno e infinito em extensão, um número infinito de “mundos” existiram antes do nosso. Para ele o universo dança sozinho.
Anaxímenes: Substância primordial é o ar. Acreditava que, apesar de ser ilimitado e eterno, o princípio do universo não poderia ser indeterminado, porque a razão não poderia pensar aquilo que não tivesse determinação. Para Anaxímenes a sustância fundamental do Universo era o ar e ele acreditava que o ar à medida que mudava de densidade, compunha todas as coisas.
Heráclito: Substância primordial é o fogo. Sua concepção sobre a verdadeira natureza baseia-se na doutrina de que “tudo está em constante mudança e nada permanece parado”. Ele acreditava que mesmo estando toda a realidade em constante fluxo, em mudança, o logos representa a unidade dentro dessa pluralidade e que essa era a força motriz por trás do dinamismo do mundo à nossa volta. Para ele a substância fundamental do Universo era o fogo, possivelmente, devido ao seu poder de transformar as coisas, pô-las em movimento.
Parmênides: Substância primordial é o Eon. Ele acreditava que toda mutação é ilusória; já que mudança implica transformação, algo que é não pode mudar. Para Parmênides, a realidade é imutável, estática, e sua essência está incorporada na individualidade divina de Eon, ou Ser, que permeia todo o Universo. Escreveu que o ser absoluto nem jamais era nem será, pois é agora todo junto, uno, contínuo. Portanto Eon não pode ser criado por algo porque isso implica a existência de outro ser.
Pitágoras: Substância primordial é o misticismo numérico. Para ele não havia distinção entre misticismo e ciência, uma servia de inspiração para a outra e vice-versa. Essa união baseava-se na noção de que tudo é número. Acreditava que a contemplação abstrata dos números e de suas relações matemáticas tinha o poder de levar o estudioso a um estado de elevada espiritualidade, que transcendia as limitações da vida diária.
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