Os Bens Públicos
Por: Júllia Almeida • 14/8/2022 • Projeto de pesquisa • 573 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
- ORÇAMENTO PÚBLICO
Bem público é todo aquele pertencente a pessoas jurídicas de direito público, podendo ser autarquias, por administração direta, e fundações públicas de direito público. Na economia, é definida como bens não rivais e não excludentes.
No âmbito jurídico um bem é rival quando seu consumo é esgotável, esse conceito é importante na hora de determinar se um bem é público ou privado. Bens públicos se caracterizam por não serem rivais e também não excludentes, ou seja, não é possível excluir um indivíduo da sociedade e de suas necessidades garantidas pela Constituição por não pagar, ou ter como pagar em dia suas obrigações.
Enquanto isso, semelhantemente, na esfera econômica, a não rivalidade significa que, um bem é dito não-rival quando ele pode ser usado por muitas pessoas simultaneamente. E a não exclusividade, revela que não se pode excluir uma pessoa do consumo de determinado bem.
Portanto, um bem pode ser chamado de público quando é mantido com dinheiro público, dos impostos pagos pelos contribuintes. Estes bens podem ser mantidos pelos governos federal, estaduais e municipais, cada um em sua esfera de atuação. Em escala bem menor, há também os bens públicos fornecidos e mantidos por entes privados. Dessa forma, entende-se que ele é um bem não exclusivo, de caráter igualitário e não divisível.
- ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Esta questão aberta diz respeito ao modo como o humano se desenvolve, e sua constante abertura para o novo. Assim, construa uma resenha crítica, com no mínimo 8 linhas, que apresente uma explicação acerca do desenvolvimento humano e sua lógica.
O estudo do desenvolvimento humano requer uma perspectiva interdisciplinar, uma vez que, ao longo da história procedeu como objeto de estudo por diversos pesquisadores, como: Piaget, Vygotsky, Wallon. Cada um desses pesquisadores extraiu maneiras diferentes de estimular o desenvolvimento humano, e seus trabalhos carregam particularidades não vistas ou percebidas pelos outros pesquisadores.
Dessa maneira, cabe salientar que, há uma relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, expressa a partir dos estudos de Jean Piaget e de Lev Vygotsky. Respectivamente, a aprendizagem não ocorre sem que haja interesse do próprio indivíduo, e a intervenção do interesse mobiliza as reservas internas de força de tal modo que ocorre a sensação de facilidade e a diminuição da fadiga quando o conhecimento proposto interessa, enquanto o outro ressalta que, o desenvolvimento psicológico é caracterizado pela alternância de períodos relativamente longos e estáveis e de curtos períodos de crise.
Portanto, a constante abertura para o novo de todo ser humano é uma consequência de seu desenvolvimento ao longo de décadas sob a perspectiva de várias concepções e valores, a liberdade fora ampliada dando a oportunidade dessas pessoas escolherem a vida que desejam viver, e como desejam. Afinal, o ser humano passa sua vida em busca de valores e conhecimentos a serem agregados ao seu repertório e, entende-se que esse comportamento varia de acordo com o conjunto de valores e cultura de acordo com a fonte de seus princípios.
...