PROVA SOCIOLOGIA JURIDICA
Por: anacaboclo • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 503 Visualizações
Anhanguera Educacional/Curso de Direito/Sociologia Geral e Jurídica/Avaliação (8,0)
Aluno(a):ANA PAULA CABOCLO DIAS RA: 909446535
1Questões
1. A Sociologia se consubstancia numa forma de conhecimento específico (1,5).
a) Filosófico, aplicado ao estudo das sociedades humanas apenas a partir do século XX.
- b) Senso comum, aplicado ao estudo das sociedades humanas desde a origem da humanidade.
c) Religioso, pois seu fundamento é a fé.
d) Científico, aplicado ao estudo das sociedades humanas a partir de meados do século XIX.
2. Marque V para verdadeiro e F para falso (2,0):
2.1. (V ) O termo Sociologia foi cunhado por Auguste Comte (1798-1857), da palavra latin socius (associação) e o grego lógus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia.
2.2. (F) Max Weber formulou os primeiros conceitos da nova ciência e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, devendo por isso ser estudados por meio de métodos diferentes dos empregados pelas outras ciências (as ciências naturais).
2.3. ( F ) Durkheim defendia outro tipo de abordagem no estudo da sociedade. Para Durkheim, os métodos de investigação da Sociologia não deveriam seguir o caminho aberto pelas Ciências Naturais. Isso porque os fatos humanos têm também urna dimensão subjetiva - formada pela consciência e pelas intenções das pessoas -, o que não ocorre com os fenômenos da natureza. Essa dimensão subjetiva, dizia ele, pode e deve ser compreendida e interpretada pela Sociologia.
2.4. (V) As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política - conhecidas coletivamente como marxismo - afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia", acreditando que seja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício, Marx previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua auto-destruição e substituição por um novo sistema: o socialismo.
3. É correto afirmar (1,5):
a). (X) Segundo a escola histórica, as principais características do Direito são a universalidade e a imutabilidade.
b) ( ) A escola jusnaturalista assim como a escola racionalista sustentam que o Direito possui origem divina.
c) ( ) O Código de Hamurabi é um bom exemplo do tipo de Direito apreciado pela escola racionalista.
d) ( ) Segundo a escola racionalista, o Direito Natural tem origem na razão humana e não em Deus.
4. Leia atentamente o texto abaixo e depois responda o que for proposto (1,5) :
“Quando o alto Anu, Rei de Anunaki e Bel, Senhor da Terra e dos Céus, determinador dos destinos do mundo, entregou o governo de toda humanidade a Marduk... Quando foi pronunciado o alto nome da Babilônia; quando ele a fez famosa no mundo e nela estabeleceu um duradouro reino cujos alicerces tinham a firmeza do Céu e da terra – por esse tempo de Anu e Bel me chamaram, a mim, Hamurabi, o excelso príncipe, o adorador dos deuses, para implantar a justiça na terra, para destruir os maus e o mal, para prevenir a opressão do fraco pelo forte... Para iluminar o mundo e propiciar o bem-estar do povo. [...]” (Código de Hamurabi)
I. O Código de Hamurabi pode ser compreendido como um bom exemplo das teses defendidas pela escola teológica.
II. Rousseau está associado à escola jusnaturalista, pois defendia que o Direito é revelado aos homens por Deus.
III. O texto acima, extraído do Código de Hamurabi, está mais ligado às teses sobre a origem do Direito defendidas por Savigny.
IV. O texto acima, extraído do Código de Hamurabi, está mais ligado às teses sobre a origem do Direito defendidas por Karl Marx.
Estão(á) corretas (a) apenas :
...