Pesquisa Bibliográfica: Acessibilidade
Por: Wendeloliveira • 15/10/2015 • Artigo • 4.464 Palavras (18 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1] | Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Instituto de Ensino Superior Cenecista Bacharelado em direito | [pic 2] |
Pesquisa Bibliográfica
MARILIA RODRIGUES DE ALKMIM
DIREITO À ACESSIBILIDADE
Unaí – MG
Dezembro / 2012
Instituto de Ensino Superior Cenecista
MARÍLIA RODRIGUES DE ALKMIM
DIREITO À ACESSIBILIDADE
Pesquisa Bibliográfica apresentada ao Instituto de Ensino Superior Cenecista como pré-requisito parcial para a aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.
Professora Orientadora: Ms, Helen Danyane Soares Caetano de Souza
Unaí – MG
Dezembro / 2012
Dedico este trabalho a milha filha pela inspiração proporcionada, a minha mãe e ao meu namorado pelo apoio em todos os momentos.
MARÍLIA ALKMIM
À Deus pela inspiração, força e saúde nos momentos difíceis encontrados para realização do trabalho.
Aos nossos familiares e amigos, por terem sido encorajadores e motivadores na construção deste caminho. Em especial aos que sentiram falta em nossas várias ausências.
À professora Helen Danyane, por seu compromisso com a acessibilidade da educação e por acreditar que somos disseminadores desta crença. Muito obrigada, por ter nos dado a chance de ver o mundo com outros olhos.
À faculdade Inesc, pelo apoio na pesquisa, e a todos os seus professores pela dedicação na qualidade da nossa formação enquanto graduandos do curso de Direito.
Aos alunos colaboradores da pesquisa que se disponibilizaram e se envolveram no processo. Sucesso no caminho de formação a todos.
À nossa comunidade religiosa, em especial à Igreja Assembléia de Deus e a Igreja Católica, que tiveram paciência com nossa indisponibilidade no trabalho missionário.
Marília Rodrigues de Alkmim. Direito à Acesibilidade. Artigo Científico – Instituto de Ensino Superior Cenecista, 2012.
RESUMO
A presente pesquisa abordará, o Direito à acessibilidade e sua importância na sociedade em que estamos inseridos. Um dos temas mais discutidos na atualidade, e algumas pessoas não têm conhecimento dos direitos dos deficientes, procuraremos através desta pesquisa esclarecer algumas dúvidas. O nosso trabalho irá focar em três tipos de deficiências, a física, a visual, a auditiva, abordaremos também as pessoas que possuem mobilidade reduzida temporariamente e também as características de uma cidade acessível, afinal as cidades, devem ser construídas para todas as pessoa que nela vivem. Abordaremos também o contexto histórico do Direito à acessibilidade, e procuraremos enfatizar que tudo que for construído no nosso meio seja no âmbito arquitetônico, como no urbano deve ser planejado para que possa atender as necessidade de todos, sem exclusão, pois perante a lei somos todos iguais. Baseado na argumentação teórica de Martinelli(2010), Calheiros(2009) e Bobbio(1992) dentre outros refletiremos sobre as dificuldades encontradas por pessoas que possuem deficiências seja elas quais for
Palavras chave: Acessibilidade. Deficiente Físico. Deficiente visual.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
1.1 Objetivo Geral 9
1.2 Objetivos Específicos 9
1.3 Justificativa 9
2 REFERENCIAL TEÓRICO 10
2.1 Conceito de Acessibilidade 11
2.2 Acessibilidade e seu conceito historico..........................................................12
2.3 Acessibilidade do deficiente fisico e visual 13
2.4 Acessibilidade dos que tem mobilidade reduzida...........................................16
2.5 Caracteristicas de uma cidade acessivel........................................................17
3 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 20
3.1 Tipo e descrição geral da pesquisa (técnicas de pesquisa ou estratégias escolhidas para coletar os dados) 20
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 1
REFERÊNCIAS 2
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo abordará o seguinte assunto: O Direito à acessibilidade, abordando a importância da acessibilidade na sociedade atual. Quando falamos de pessoas com deficiência física, logo nos remete um sentimento de pena, piedade, como se não fossem pessoas capazes de executar tarefas. Pessoas com deficiência possuem sim limitações, não são totalmente inúteis. Eles possuem habilidades, mas só poderão executá-las, se a cidade, as empresas forem adaptadas e adequadas de acordo com as necessidades do portador de alguma deficiência física ou mental, ajustes que facilitarão a execução de tarefas que antes eram impossíveis de executar sem ajuda de alguém.
...