Problematização do "jeitinho brasileiro"
Por: Felipe Oliveira • 13/10/2021 • Resenha • 279 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Sem dúvidas, uma característica muito marcante do brasileiro é o famoso e mundialmente conhecido “jeitinho brasileiro”. Esse “gingado” do brasileiro revela toda a sua flexibilidade e sua criatividade em resolver problemas.
É fato que o nosso cotidiano pode se tornar melhor devido a inovações e coisas boas resultantes desse jeito de ser, mas é preciso um pouco de atenção porque no momento em que utilizamos isso para tirar vantagens, proveitos ou benefícios em detrimento de outros, estaremos usando o “jeito brasileiro” de uma forma negativa, criando uma visão de malandragem e, portanto, de pessoas corruptas.
Desta forma, podemos compreender o "jeitinho brasileiro" em duas vertentes. Uma vertente positiva, onde ações engenhosas são realizadas a fim de otimizar os processos, podendo ser visto como positivos. No trabalho, o “jeitinho brasileiro” pode ser visto como um método de otimizar o tempo e a produtividade, gerando um “ganho” através de um método que gere algum tipo de vantagem se comparados com os métodos tradicionais.
A vertente negativa, compreendem quando aplicado de forma a burlar a lei, como subornos e outras práticas ilícitas. No trabalho, o “ jeitinho brasileiro” pode ser observado quando, algum agente político, aceita alguma compensação financeira para dar/ ou não dar parecer favorável a determinada situação.
Sendo assim ao presenciarmos alguém dando um “jeitinho” e esse “jeitinho” não seja positivo devemos repreendê-la e não a recompensar. Tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal.
Cabe ressaltar que, as agências socializadoras como a família e a escola tem como objetivo pulverizar esse raciocínio para as futuras gerações.
...