Projeto de manografia
Por: cleitonribeiro23 • 14/2/2017 • Projeto de pesquisa • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
FACULDADE DAMÁSIO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PÚBLICO ÊNFASE GESTÃO PÚBLICA
CLEITON RIBEIRO DE CARVALHO
PROJETO DE TCC
PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO: dispensa e inexigibilidade
Imperatriz
2017
1. IDENTIFICAÇÃO
Título: PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO: Dispensa e inexigibilidade
Autor (a): Cleiton Ribeiro de Carvalho
Área de concentração: Direito Público ênfase Gestão Pública
Linha de pesquisa: Direito Público ênfase Gestão Pública
Duração: 120 dias
Início: Fevereiro de 2017
Término: Junho de 2017
2. TEMA
Dispensa e inexigibilidade de Licitação
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este trabalho visa abordar casos e hipóteses previstas pela Lei Nº 8.666/93 em que o processo licitatório pode ser dispensado e/ou inexigido.
4. PROBLEMA
Sabe-se que a licitação é o procedimento administrativo pelo qual a Administração Pública compra, vende, loca e contrata empresas prestadoras de serviços, por meio da escolha da proposta mais vantajosa ao interesse público, bem como às suas conveniências e necessidades. Contudo, existe previsão legal para que haja dispensa e inexigibilidade de tal procedimento. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento:
Em quais situações pode ocorrer a dispensa e/ou inexigibilidade da Licitação?
5. HIPÓTESES
Existem casos em que o processo licitatório pode ser dispensável ou até mesmo inexigido, dependendo da situação concreta a ser analisada. Tais casos estão disciplinados nos artigos 17, 24 e 25 da Lei Nº 8.666/93, com suas alterações no decorrer do tempo. A Lei Nº 8.666/93, no art. 17, incisos I e II, e no art. 24, prevê os casos em que o prévio certame licitatório poderá ser dispensado pelo administrador público, desde que presentes os fatores e as circunstâncias legais determinadas no dispositivo mencionado, e sempre que inconveniente à Administração sua realização. Já a hipótese trazida pelo art. 25 do mesmo dispositivo legal prevê a inexigibilidade de licitação quando não for possível estabelecer a competição entre os licitantes. Diferentemente do que ocorre nas hipóteses de dispensa, em que o processo licitatório é simplesmente inconveniente para a Administração, na inexigibilidade torna-se inviável a realização do certame, observando que em todas as situações que caracterizem a inviabilidade de competição podem propiciar a ausência de licitação e como consequência a contratação direta.
6. OBJETIVOS
6.1 Geral
- Abordar as hipóteses que ensejam a dispensa e/ou inexigibilidade da Licitação na Administração Pública.
6.2 Específicos
- Expor como se dá o processo de Licitação;
- Abordar os princípios da Licitação;
- Identificar os tipos de licitação;
- Analisar hipóteses de dispensa da Licitação;
- Analisar hipóteses de inexigibilidade da Licitação.
7. JUSTIFICATIVA
Sabe-se que o processo licitatório é de grande relevância para a Gestão Pública, pois é por meio da Licitação que a Administração Pública escolhe a proposta mais viável e vantajosa aos interesses públicos, além de estimular a livre concorrência e estabelecer princípios gerais relativos ao certame e licitantes.
Entender e identificar quais situações ensejam a dispensa ou inexigibilidade de licitação possibilita realizar um trabalho mais eficiente e coerente aos princípios licitatórios da Administração Pública. Nesse sentido, este trabalho torna-se relevante por abordar as situações previstas pela Lei de Licitações em que ocorrem a dispensa ou inexigibilidade da Licitação, bem como os princípios que regem o processo licitatório.
8. METODOLOGIA
Quanto aos procedimentos metodológicos, sabe-se que são os métodos utilizados para desenvolver a pesquisa. E neste sentido, a metodologia de pesquisa pode ser dividida em algumas etapas. Quanto ao método de abordagem que será utilizado no trabalho será o dedutivo, que parte de teorias gerais para fenômenos específicos, particulares.
Quanto aos objetivos desse trabalho, esta pesquisa pode ser classificada em duas modalidades. Primeiramente como uma pesquisa exploratória, visando tornar o tema mais conhecido, debatido e mais explícito, para então se ter uma maior familiaridade com o conteúdo. Pode-se enquadrar também esta pesquisa à modalidade explicativa, tendo em vista que a preocupação central deste trabalho é identificar os fatores e hipóteses que promovem a dispensa e/ou inexigibilidade da Licitação na Administração Pública.
Será realizada pesquisa bibliográfica, com livros, revistas, artigos de sites da internet e legislação vigente. Que se faz necessária à análise de hipóteses em que se ensejam a dispensa e/ou inexigibilidade da Licitação na Administração Pública.
Em relação aos métodos de procedimento que serão utilizados, consistem no histórico e monográfico. O primeiro visa fazer a abordagem histórica da Licitação, bem como seus conceitos, característica e importância para a Administração Pública. O método monográfico visa não apenas dá profundidade ao tema, mas em todos os ângulos e aspectos.
9. ESTRUTURA FINAL DO TRABALHO
a) Introdução
b) Capítulo I: DA LICITAÇÃO: conceito, finalidades e dispositivos legais
c) Capítulo II: DOS PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO
d) Capítulo III: TIPOS DE LICITAÇÃO
e) Capítulo IV: DA DISPENSA DA LICITAÇÃO
f) Capítulo V: INEXIGIBILIDADE DA LICITAÇÃO
g) Considerações Finais
10. CRONOGRAMA
a) Levantamento de dados: fevereiro/2017
b) Análise e fichamento das obras consultadas: março/2017
c) Redação do artigo: abril/2017
d) Revisão (TCC 1ª versão): maio/2017
e) Entrega TCC Versão Final: junho/2017
...