Psicologia
Por: tataemax • 6/5/2015 • Artigo • 348 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
UM BREVE RELATO HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASILE SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO.
A psicologia no Brasil, inicialmente se deu pelo reconhecimento da profissão por volta de 1960. Esse início foi informal e gradual através de trabalhos voluntários. Os primeiros trabalhos foram influenciados pela área criminal. Além da área Penal. Outro campo que existem ate os dias atuais e a participação do psicólogo no processo do direito civil. Destacando o direito da criança e do adolescente. Que deu o início a fundação do ECA (estatuto da criança e adolescente) assim o juizado de menores passou a ser denominado Juizado da Infância e Juventude. E a criação do núcleo de atendimento a família (NAF). A psicologia também tem a sua participação na área do Direito penal, Direito do Trabalho.
O tratamento penal também é uma tarefa difícil para os psicólogos trabalharem com o sistema carcerário. Existe uma série de tratamentos dos psicólogos aos doentes mentais que cometem delitos. Estes sujeitos recebem medidas de segurança que são decretadas pelo juiz, e encaminhados para uma psiquiatria.
A psicologia atua no Direito do Trabalho como perito em processos trabalhistas. Na pericia é feita uma avaliação entre as condições de trabalho e saúde mental do indivíduo. Um laudo é feito informando os danos psicológicos causados por acidente e doenças causadas pelo trabalho.
Outros campos de atuação da psicologia é a psicologia do testemunho onde podem ser solicitados uma avaliação na veracidade de depoimentos de testemunhas e suspeitos em um tribunal. Este é chamado de fenômeno das falsas memórias que são resultados das repetições de informações consciente e inconsciente no depoimento de testemunhas sobre o mesmo evento.
A vitimologia, também é um campo que tem a ajuda da psicologia a partir do momento em que o profissional avalia se a prática do crime foi estimulado pela própria vítima ou não. A análise é feita desde o que estimulou o fato até suas consequências.
A Psicologia atuando no Direito ajuda a preservar o emocional da vítima possibilitando um processo mais justo para o caso. Assim pode-se perceber um predomínio da atuação desses profissionais enquanto avaliadores.
...