TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAZOES DE APELAÇÃO

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 12

EXCELENTÍSSIMA SENHORA JUIZA DE DIREITO DA 1ª VARA CRIMINAL DA CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA DE BRASÍLIA - DF.

Autos n.

PEDRO PAULO, já devidamente qualificado nos autos do processo crime que lhe move a Justiça Pública, por intermédio dos advogados do Núcleo de Praticas Jurídicas da UDF/Brasília-DF que esta subscrevem, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, tempestivamente, com fundamento no artigo 600, do Código de Processo penal, requerer a juntada e após as formalidades de praxe o envio das inclusas RAZÕES DE APELAÇÃO ao Egrégio Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Termos em que

pede deferimento.

Paranoá, 15 de Junho de 2013.

Karen Lorhane Ribas

Alexandre Carvalho

Aluna NPJ-UDF

Professor Coordenador NPJ-UDF

Matrícula 071231-1

OAB/DF nº 35.428

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS

RAZÕES DE APELAÇÃO

Apelante: PEDRO PAULO

Autos n.

COLENDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA,

                Em que pese o ilibado saber jurídico do magistrado a quo, o recorrente vem perante Vossas Excelências por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, apresentar Razões de Apelação, pois a respeitável sentença penal condenatória de fls.  não merece prosperar pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

DA ADMISSIBILIDADE DO RECURSO

                No que tange aos requisitos extrínsecos, trata-se o presente apelo de recurso cabível e adequado, ante a procedência da pretensão acusatória pelo magistrado a quo, assim como tem por satisfeita a tempestividade, considerando que o réu foi intimado da decisão no dia 07 de junho de 2013, constante da ata de julgamento à fl., e a interposição feita 15 de junho de 2013, ou seja, exatamente dentro do quinquídio legal.

                Quanto aos requisitos intrínsecos, há interesse por ter havido condenação do recorrente, bem como está satisfeita a questão da legitimidade, visto que o apelante é legalmente legitimado para interpor o presente recurso.  

DOS FATOS

                Trata-se de ação penal oferecida pelo Ministério Público, em razão da prática do crime de roubo, com emprego de arma (art. 157, 2º, I, do Código Penal). No qual foi citado e apresentou resposta à acusação, oportunidade que arrolou oito testemunhas, sendo três comuns a acusação.

                Em audiência de instrução e julgamento, foram ouvidas as testemunhas, em depoimento, a vítima não reconheceu o réu, apenas afirmou sem muita certeza que pelo seu porte físico, aparentava ser a mesma pessoa, bem como que não viu a arma, mas suspeitou que tivesse armado.    

                Foram ouvidas 7 testemunhas de acusação, tendo o Ministério Público desistido da testemunha Maria, também arrolada pela defesa. Das sete testemunhas ouvidas, cinco não presenciaram o fato e não conhecia o acusado. Duas outras não souberam precisar com  certeza ter visto o acusado praticar o crime, apenas afirmaram ser uma pessoa com características semelhantes do acusado.

                Posteriormente, foram ouvidas 5 (cinco) testemunhas arroladas pela defesa, sendo todas elas afirmaram a boa personalidade  e bom comportamento do acusado. O juiz dispensou as ultimas testemunhas da defesa, duas que ja foram ouvidas pela acusação e outra,Maria devido a desistência do Ministério Público, mesmo tendo o defensor de Mário se manifestado sua inconformidade em razão da busca da verdade real e prejuízo causado a defesa.

                Em interrogatório o acusado negou veemente a prática do delito, o juiz questionou as partes se havia alguma diligencia a produzir, tendo a defesa insistido na oitiva da testemunha Maria e a absolvição do Acusado. Contudo o juiz não atendeu seu pleito,e sentencio o apelante,apena base no mínimo legal, tendo acrescentando 1/3 pela causa de aumento, o que resultou a 5 anos e 4 meses de reclusão e 13 dias de multa, fixando o regime inicial de cumprimento de pena o semi-aberto.  

                Eis o breve relato dos fatos.

II - DA PRELIMINAR DE  NULIDADE

Nobres Desembargadores, preliminarmente, vale destacamos o cerceamento de defesa posto que a testemunha Maria arrolada pela defesa e acusação, fosse dispensada pelo nobre Magistrado, a pedido do Ministério Público e sem aquiescência da defesa, mesmo a testemunha estando devidamente intimada. Ferindo o principio da ampla defesa no processo.

O princípio constitucional da ampla defesa versa sobre a imparcialidade que é imposta ao juiz durante uma decisão judicial. O juiz terá que se colocar entre as partes, mas de forma eqüidistantes a elas, quando ouvir uma, necessariamente deverá ouvir a outra, somente assim se dará a ambas a possibilidade de por suas razões e de apresentar as suas provas, influindo no convencimento do juiz.

 A ampla defesa é garantia do demandado inerente ao Estado, portanto, devem ser garantidas as partes o direito de ampla defesa, com a produção de todas as provas lícitas admitidas pelo ordenamento jurídico, sob pena de ocorrer o cerceamento de defesa e a conseqüente invalidade da decisão judicial que deixou de ser firmada na prova não produzida.

                                         Assim dispõem Alexandre de Morais .

Por ampla defesa entende-se o assessoramento que é dado ao réu de condições que lhe possibilitem trazer para o processo todos os elementos tendentes a esclarecer a verdade ou mesmo omitir-se ou calar-se, se entende necessário, enquanto o contraditório é a própriaexteriorização da ampla defesa, impondo a condução dialética do processo (par conditio), pois a todo ato produzido pela acusação caberá igual direito de defesa de opor-se-lhe ou de dar-lhe a versão que melhor lhe apresente, ou, ainda, de fornecer uma interpretação jurídica diversa daquela feita pelo autor. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (268.5 Kb)   docx (310 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com