RELATÓRIO ESTAGIO PRATICA SUP: MED CONCARBITRAGEM
Por: Matheus Neves • 16/10/2022 • Relatório de pesquisa • 731 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1]
NOME: MATHEUS DA SILVA NEVES
RA: 2799828
CAMPUS: LIBERDADE
RELATÓRIO ESTAGIO PRATICA SUP: MED,CONC,ARBITRAGEM
O vídeo começa com o mediador explicando o processo de arbitragem que é caracterizada pela informalidade, sendo um método alternativo ao Poder Judiciário que oferece decisões ágeis e técnicas para resolução de conflitos.
O caso começa com o Plínio mecânico amigo da família de Telma, que deixou o carro em que nunca houve nenhum tipo de manutenção e detectou algo grave no carro. Foi feito um orçamento inicial de 600 reais, avisando para Thelma para o valor poderia aumentar, já que faria uma revisão mais profunda, tratando de um carro de mais de 17.000 quilômetros de uso. Fazendo uma revisão mais profunda dentro do veículo detectou falha mais grave, aumento o valor da revisão. Em nome da amizade, Plínio colocou a revisão do carro de Thelma na frente de outros três carros.
Plínio relata que deixou o carro com Francisco, já que possui familiar doente, onde ocorreu desentendimento entre as partes quando Thelma ficou sabendo do novo valor cobrado.
Já Thelma relata que problema era simples, e de que Francisco não conhecia muito do serviço prestado. Thelma gostaria de ter sido atendida pelo Plinio, já que não confiou nas orientações de Francisco, e pela confiança que sente nos serviços de Plinio, mas Plínio não entende do desentendimento ocorrido entre os dois.
Em seguida o mediador começa a falar apenas com Thelma relatando sobre o crescimento da mecânica de Plinio e reclama que o fato da mecânica de Plinio ter crescido houve a falta de atenção a família, ocorrendo até mesmo desinteresse para ter lucro mais fácil. Thelma gostaria de ter conversado com Plinio com mais respeito, de comunicar sobre insatisfação de forma mais direta e clara, de comunicação clara e excelente, inclusive nas questões dos valores detalhados, do porque o valor dobrou detalhadamente.
Em seguida o mediador fala com Plinio que reconhece que parte do crescimento da empresa deve-se a família de Thelma, mas relata que não gostou das ofensas proferidas por Thelma a Francisco, que poderia ter entendido o problema familiar que o mecânico tem e ter conversado diretamente com Plínio. O mediador questiona ao mecânico qual seria a melhor forma de comunicação de Plinio a Thelma, Plinio relata que se deveria ter realizado o orçamento com mais cuidado poderia ter sido evitado a discussão, ter um zelo melhor com o atendimento prestado a Thelma.
O mediador fala novamente com Thelma que pede para que se explique melhor os valores cobrados, já que o serviço aparentemente trata-se apenas de um “engasgo” no veículo. O mediador chama novamente Plinio que questiona sobre valores ao mecânico e explica entendimento de Thelma sobre comunicação clara.
Mediador chama os dois para que Plinio explique para Thelma sobre valores que relata sobre outros serviços além do “engasgo”, Thelma questiona motivo da falta de comunicação de Plinio que não conseguiu se comunicar por conta da irmã que estava doente e precisou se ausentar.
A mediação finaliza com Thelma concordando com os valores dos serviços prestados e realizando o pagamento em duas vezes e pedindo desculpas a Plinio que garantiu que haverá uma comunicação melhor na mecânica.
Um ponto de destaque a mediação, foi o fato do mediador encontrar e analisar pontos positivos para que se chegue ao ponto divergente que era nas questões dos valores, já que o problema era apenas de um “engasgo” no motor do veículo.
Outro ponto de destaque é que Thelma disse que carro estava com “engasgo”, ou seja, o serviço deveria ter sido feito seria somente no problema com o engasgo, mas foram realizados outros tipos de serviços sem a consciência dela, da cliente. O serviço tem que ser feito com a autorização do cliente, porque é uma garantia de que o serviço será pago, já que o cliente concordou antes, mas neste caso foram realizados serviços à parte (talvez para agradá-la), e depois avisaram Thelma, com os valores dobrados do ''combinado'' anteriormente. Mesmo que fosse com a intenção de agradá-la, seria com oferecimento de descontos, ou até mesmo como uma forma de bônus ou brinde (já que ela é íntima da família do dono). Ou seja, todo o problema foi gerado acima disto. Não houve comunicação. Entre cliente e empresa é necessário haver o diálogo, principalmente na questão de valores.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com