Redação para um advogado
Por: Brenno Morais • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 1.007 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Faculdades Unidas do Norte de Minas
1º Período Noturno
TRABALHO DE PORTUGUÊS
Montes Claros 2015
Resenha
O artigo Importância da Língua Portuguesa ao advogado de autoria de Joseval Viana aborda a sua preocupação com o pouco conhecimento que os advogados têm da língua portuguesa e a importância deste na formação dos futuros advogados. Ressalta que o problema é crescente e que a cada ano piora, visto que os advogados preocupam apenas com os conhecimentos jurídicos.
Conforme o autor, o advogado é um profissional reconhecido pela sua capacidade de falar e escrever bem, porém não é o que se tem visto atualmente.
De forma simples e objetiva o referido ao autor exemplifica várias situações de erros gramaticais ( ortografia, pontuação, crase, regências nominal e verbal e outros ) que demonstram a fragilidade do conhecimento da língua portuguesa pelos advogados.
Joseval Viana demonstra a sua indignação em relação aos erros gramaticais encontrados nas petições iniciais, feitas pelos advogados e suas consequências, que na maioria das vezes acarretam em resultados negativos para os seus clientes.
Aconselha-se que os advogados devem conhecer bem ortografia, acentuação, pontuação, crase, regência nominal e verbal e outras regras gramaticais o que torna a petição inicial mais clara e inteligente .Concluindo que a língua é um instrumento eficaz que auxilia muito ao advogado.
Demostra-se que erros primários tais como uso de palavras parecidas com significados contrários levam a vereditos desfavoráveis ao esperado, demonstrando a importância e o valor do domínio gramatical.
Para concluir o autor interroga: por que esses erros gramaticais são comuns nas petições? E ele responde, os advogados não estudam mais a língua portuguesa, estudam apenas os livros jurídicos e pensam que eles ensinam gramática.
Para a solução acima citado Joseval Viana recomenda pegar um bom livro de língua portuguesa e estudar gramática.
...