Resenha China Blue
Por: Pedro Henrique Fonseca • 14/8/2020 • Resenha • 444 Palavras (2 Páginas) • 1.543 Visualizações
Nome: Pedro Henrique de Oliveira Fonseca
Eng. Produção 10° período
A Realidade das Fábricas na China
A precarização e a exploração nas empresa e um grande problema ainda nos tempos de hoje. Tendo em vista disso o documentário China Blue mostra como é triste a realidade das das pessoas que trabalham nessas empresas.
Um exemplo é o caso de Jasmine que trabalha numa empresa de roupas chamada Lifeng, e que teve quer sair da casa de seus pais no Interior do pais e ir pra cidade grande para poder ajudar sua família, lá ela conta que passava por muitas dificuldades e que o trabalho era exaustivo pois tinha dia que trabalha 17h por dia e que tia vez que chegava vira a noite trabalho por conta da demanda exagerada e curto prazo de tempo para ser entregue das roupas. Muitos funcionários as vezes tem que tomar medicamentos e chás medicinais para conseguirem trabalhar à noite toda.
Em média os trabalhadores dormem cerca de 4horas e de vez em quando dormem 1 ou 2 horas por e voltam ao trabalho. Os trabalhadores da empresa Lifeng trabalham 7 dias por semana durante meses, e que não recebem horas extraordinárias nem o ordenado mínimo exigido pela lei, este tipo de abuso são comuns nas indústrias exportadoras. Confrontados com uma crescente preocupação no ocidente em relação às condições de trabalho, os retalhistas internacionais respondem enviado inspetores as fábricas, mas os retalhistas sabem que muitas fábricas chinesas falsificam os seus registros.
O documentário China Blue mostra também as duas faces do processo de produção: a dos trabalhadores, indivíduos explorados que se sujeitam a condição precárias para poder ajudar no sustendo de suas famílias; e a dos empresários, que cada vez mais ampliam o mecanismo de exploração dos funcionários em função do lucro.
Muitos clientes de maraca grandes e famosas costumam fazer visita nas fábricas mais para só mente verificar a qualidade do produto e não se preocupam com as condições de trabalho.
Sendo assim, o documentário promove um alerta aos novos modelos de trabalhos flexíveis, estes truculentos e precários, análogos à condições escravistas. Por tanto se faz a seguinte pergunta: será que os consumidores sabem como são feitos esse produtos e quem são essas pessoa que os produzem? Desse modo e importante sim que se tenha leis trabalhistas e fiscalizações mais rigorosa para se manter uma ambiente de trabalho apropriado as condições humanas.
...