Resenha - O Tribunal de Nuremberg
Por: Octavio Carvalho • 30/5/2016 • Resenha • 389 Palavras (2 Páginas) • 2.249 Visualizações
O filme “Julgamento de Nuremberg” representa a criação Tribunal Militar Internacional criado pelos paises aliados, para julgar membros da liderença politica, ecônomica e militar da Alemanha Nazista.
Ele relata e demonsta toda a história por trás da criação do tribunal, desde a escolha do local, até a escolha dos seus membros.
A promotoria liderada por Robert Jackson (Alec Baldwin) usa muito do artificio que tudo o que foi feito pelos oficiais feriu a humanidade, e atacavam com garras e dentes todos os réus, para que os mesmos assumissem seus atos, e em algum ponto assumissem sua culpa.
Durante a defesa fica explicito o quanto os oficiais eram feitos para obedecer ordens, sem ao menos contestarem elas, e como a manipulação do Nazismo quanto ao seu ponto de vista quanto a sociedade judáica foi levado á serio, para se tomarem ações sem nem ao menos pensar-se no próximo, ou na consequecia de seus atos.
Fica clarissimo no filme o quanto a sociedade Nazista apenas cumpria ordens, e como o “medo” os geria. Herman Goering oficial de alto escalão nazista demonstra isso, quando teoricamente controla a opinião dos outros réus, fazendo com que não se declarem culpados. Veemos o quanto seu poder de persuasão é forte, fazendo com que o guarda americano que o viagiava crie simpatia pelo o mesmo, e como seu poder de retórica, astucia e sagacidade são notáveis quando em seu primeiro testemunho desnorteia o promotor Robert Jackson, fazendo com o que o mesmo quase dessistisse de sua posição.
O Julgamento de Nuremberg julgou, 21 lideres ou autoridades nazistas, aonde três foram inocentados, onze foram sentenciados a forca, e o restante teve prisão perpétua, ou penas entre 10 e 25 anos, porém apenas 20 foram sentenciados, pois Herman Goering se suicidou em sua cela após a descoberta da pena.
Em sua conclusão, vemos que os massacres ao povo judeo são acontecimentos que vão ecoar durante anos, demonstrando uma falha da humanidade e o quão vergonhosos e pervesos eles vão ser, isso relatado por Robert Jackson em suas falas “a mais terrível perseguição racial de todos os tempos”, demonstrando no final que o mundo não iria mais tolerar crimes contra religião, raça, ideoligias entre outras barbáries. Porém vemos que isso não aconteceu, vendo todos os acontecimentos como Iraque (Guerras no iraque e oriente médio), Ruanda, Iuguslávia (Guerra dos Balcãs), entre outros tantos.
...