Resenha crítica livro Antígone
Por: Giovanna Santos • 8/5/2016 • Resenha • 526 Palavras (3 Páginas) • 725 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ -UNIVALI
DIREITO
INTRODUÇÃO AO DIREITO
CAROLINE VIEIRA RUSCHEL
ANTÍGONE: RESENHA CRÍTICA
Acadêmica: Giovanna Paolla dos Santos
SÃO JOSÉ
2016
GIOVANNA PAOLLA DOS SANTOS
ANTÍGONE
Resenha crítica realizada pela acadêmica de Direito na Universidade do Vale do Itajaí.
Professor: Caroline Vieira Ruschel
UNIVALI
São José,2016
Antígone
A peça teatral Antígone é a continuação dramática da obra Édipo Rei de Sófocles. A peça começa com uma conversa das irmãs Antígone e Ismênia onde Antígone conta para sua irmã que Creonte –rei de Tebas- concedeu a sepultura apenas para um dos irmãos que haviam lutado um contra o outro, o Etéocles. E o outro irmão, Polinice seria insepulto, sem homenagens fúnebres e viraria presa de aves carniceiras.
Porém, Antígone questiona tais ordens do rei Creonte e pede para Ismênia ajudá-la a sepultar Polinice, mas Ismênia diz que não irá ajudar, pois não tem forças para agir contra as leis da cidade.
Antígone, em meio a revolta que se encontra com tal decisão de Creonte, fará o sepultamento de seu irmão com suas próprias mãos, e assim a trama se desenrola com o ato de coragem de Antígone e suas consequências.
Pode-se concluir que no livro Antígone, ele é uma parte de uma obra maior –o Édipo Rei- e é uma peça teatral, fazendo com que o livro seja escrito em forma de diálogo.
Na obra, podemos refletir sobre vários pontos, como por exemplo o dever para com a pátria antes de qualquer coisa, onde Creonte diz que quem preza um amigo mais que sua pátria, merece desprezo.
Outro ponto a ser observado seria a rivalidade entre a religião e as leis humanas, que seria o que desencadeou a obra. Percebe-se, na obra, o papel inferior da mulher naquela época, pois elas não podiam “lutar” contra os homens e eram forçadas a obedecerem as suas ordens.
O ponto principal da obra seria a diferença do Direito Natural e do Direito Positivo, que na obra, ao final da peça, o poder democrático vence. E a lição política da obra seria que o povo tem o direito de se expressar e ser ouvido, e o governante que despreza a opinião do povo põe em risco toda a população.
Referências
Autor: Sófocles
Título: Édipo Rei; Antígona
Edição: 1º
Local: Rua Alegrete,62 –Bairro Sumaré, São Paulo –SP
Editora: Martin Claret
Data de publicação: Impresso no ano de 2002
Número de páginas: peça Antígone contém 38 páginas
Traduzido por Jean Melville
...