Resenha machado de assis o oraculo
Por: kheifz • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 1.583 Visualizações
Machado de Assis, O Oráculo, Jornal Das Famílias, 1886, 6, 1.
Machado de Assis um dos mais importantes escritores Brasileiro. Nasceu no
Rio De Janeiro em 21/06/1839 e morreu de câncer em 29/09/1908, um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e primeiro presidente. Podemos dividir sua obras em duas fases : Romantica (Ressureicão-1872) e Realista (Dom Casmurro-1900) alem de diversos poemas e crônicas.
Leonardo, homem mesmo azarado em seus negócios e em sua vida amorosa, ainda tinha esperança na provindência. Resolveu viajar para o norte, o negociante Atanasio B, que deu-lhe um emprego e um lugar na família, Atanasio B. era pai de Cecília B. que procurava um marido após o pai ter recusado seu amado Henrique Paes. Mesmo não apaixonado por ela, Leonardo tinha outros motivos para pedi-la em casamento. Cecilia B. que ainda estava apaixonada por Henrique Paes, sentindo-se pressionada, decidiu ganhar tempo inventando uma consulta com o oráculo, que na verdade era seu amado.E mais uma vez para azar na vida de Leonardo, ela já havia se casado. Após 15 dias, Atanasio B. morre de congestão e sem deixar nada a Leonardo a não ser o salário dos dias trabalhados.
A tristeza foi tanta que deu seu dinheiro a um mendigo e matou. Se atirou ao mar na praia de Icaraí.
Portanto Leonardo viu-se em uma situação tão triste e pensou que a única saída era a morte. Devo acrescentar que ele não era tão azarado por conseguir morrer, mesmo sendo uma medida muito radical pois para tudo ha uma saída alternativa.
...