Resenha A Cartomante - Machado de Assis
Por: evilprrilla • 27/9/2015 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 6.063 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Angélica Machado
A Cartomante
Machado de Assis
Santos
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
Angélica Machado RA: C495FE-0
A Cartomante
Machado de Assis
Resumo apresentado ao componente curricular de Interpretação e Produção de Textos (IPT) como um dos requisitos para a obtenção de nota na Universidade Paulista – UNIP, no curso de Psicologia.
Santos
2015
Resumo
A Cartomante, obra de Machado de Assis no ano de 1884, teve sua publicação original no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro. É um conto realista e trágico, bem longe de ter um final feliz e conta a história de Camilo, Rita e Vilela.
Camilo e Vilela são amigos de longa data e quando crescem decidem seguir caminhos distintos. Vilela entrou para a carreira de magistrado e Camilo para o funcionalismo. Em 1869, Vilela voltou para a província casado com Rita e após a morte da mãe de Camilo eles se tornam mais próximos, Vilela cuidando da parte burocrática e Rita do coração, assim começando um amor escondido. A partir daí Camilo começa a receber cartas anônimas avisando que já sabiam de seu romance com Rita, com medo e assustado Camilo decide evitar as visitas na casa do amigo. A moça com medo de estar sendo esquecida pelo seu amor decide ir consultar uma cartomante e logo após contou pra Camilo que a repreendeu alegando que não acreditava nessas coisas.
Semanas se passaram e as cartas anônimas continuavam. Até que um dia na repartição Camilo recebeu um bilhete de Vilela pedindo que o mesmo viesse a sua casa sem demora e assim Camilo fez. Porém, por obra do destino ou não, chegando ao fim da Rua da Guarda Velha tinha uma carroça tombada no meio da rua obstruindo todo o caminho, fazendo assim Camilo para em frente à casa da cartomante que Rita visitara. Nervoso e ansioso ele decide consultar a cartomante sobre as cartas anônimas, a mesma disse que ele não tinha com o que se preocupar pois ninguém desconfiava do romance dele com Rita e que seriam felizes juntos.
Sendo assim Camilo continuou seu caminho com certa urgência porém calmo rumo a casa do amigo. Chegando em seu destino, encontrou o amigo com feições decompostas e os dois foram para uma saleta aonde Camilo encontrou Rita morta, Vilela o matou com dois tiros de revólver.
Referências
ASSIS, Machado de. Contos: uma antologia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
...