Respostas Ied e Teoria política
Por: Anderson Uchôa • 14/7/2017 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
Teoria Política
1-Como se comparam as noções de interesse no âmbito das teorias de conflito e das teorias de convergência?
Propõe que os sistemas sociais são essencialmente divididos em dois lados ou grupos sociais, a classe dominante e a classe trabalhadora, e que esses dois grupos estarão em constante conflito dadas as suas naturezas inerentes.
Na teoria de conflito a noção de interesse de um determinado grupo está sempre se sobrepondo a outro, nesse contexto os interesses de quem detém o poder sobre os outros são efetivados por meio de artifícios como a alienação que condiciona os prejudicados a um estado de congelamento, ficando sempre a mercê de seus dominantes. A noção de interesse na Teoria de Convergência torna-se maleável. A resolução de problemas e outras demandas sociais e econômicas não se dão de maneira estática, podendo ser explorado outras opções, permitindo atitudes como o experimentalismo institucional. Nessa teoria o Estado teria assumido a função de dar padrões mínimos para instituições tradicionais por essas terem perdido a condição de suprir demandas de indivíduos sem condição. Apesar de nações possuírem distinções culturais, convergiam em alguns aspectos básicos, em decorrência do impacto causado pelo desenvolvimento estrutural dos setores econômicos. Novas demandas foram criadas, a família já não dava mais conta e alguns indivíduos começara a ser marginalizados.
02- Dê um exemplo de como a ideologia pode dissimular o interesse privado legitimado como público.
A ideologia liberal prega a liberdade individual das pessoas quando fala que todos tem direito a propriedade. Mas nem todos tem direito a propriedade, até porque ela é finita e ela é conseguida mediante a coerção aqueles que detêm o poder, mesmo que seja por via legal, já que utilizam a ideologia como uma ilusão na medida em que funciona como discurso da classe dominante universal e as outras classes acabam sendo enganadas por essa "ideia universal", que agrupa os conceitos particulares e transformam como a estrutura ideal. Assim, a sociedade está organizada em um estamento burocrático baseado em "fragmentos de soberania".
IED
01-Quais são as diferenças nas concepções de dogmáticas jurídicas, dentro da análise jurídica racionalizada predominante no Brasil, comparado com a abordagem de Mangabeira Unger?
Tendência Humanizadora: A prática humanizadora é a redistribuição compensatória, através de programas sociais e da tributação progressiva, e reformista pela idealização sistemática do direito como um conjunto de princípios impessoalidade e de políticas públicas.
Tendência Racionalizadora: Se fundamenta numa ideia de convergência, ou seja, as sociedades contemporâneas estariam convergindo para as mesmas instituições e práticas. Tendência chamada também de hegelianismo de direita.
Tendência escapista: São ideias fora das ciências soais em que se prevalece um aventureirismo subjetivista desconexo de toda tentativa de reimaginar e refazer a ordem social.
O contexto jurídico brasileiro se vê então condicionado ao uso das três tendências dogmáticas como mecanismos de organização social, entretanto Unger defende a ideia de que as três tendências fingem divergir entre si, mas que convergem no mesmo objetivo do desarmamento da imaginação transformadora, que permitiria novas ideias de organização social perante a contestação da refundação das normativas jurídicas.
...