Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport Enfrenta a Delinquência Juvenil
Por: oliveira1592018 • 4/2/2019 • Resenha • 716 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL
Resenha da case: Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil
Andressa Fittipaldy de Oliveira
Trabalho da disciplina
Tutor: Prof. (a) Daniela Bastos Soares
Rio Branco – Acre
2018
Titulo: Criminologia
Caso: Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil
O presente caso versa sobre Tyler, 14 anos, órfão de pai há 10 anos e criado por sua mãe, Sheryl que é técnica de enfermagem, e trabalha no turno da noite em um lar de idosos. Sheryl orienta Tyler, a frequentar a escola, tentou mudar sua agenda de trabalho, para o período diurno para que a noite esteja com seu filho, mas não teve sucesso.
Tyler estava envolvido com uma gangue, e em uma determinada noite, houve um tiroteio e Tyler pegou um tiro de raspão. Quando foi ao hospital, a polícia levou Tyler para casa, munido de um mandado de busca e apreensão para o apartamento dele, onde durante a busca, encontrou duas armas em seu quarto, cujo o mesmo alegou ser de um velho amigo da gangue.
A polícia quer prendê-lo por não possuir licença para ter uma arma e porque estava em local de um incidente violento. Mas a polícia reconhece que a mãe de Tyler, Sheryl, está tentando ao máximo que Tyler permaneça na escola e longe de problemas. A polícia então, orienta Sheryl a inscrever seu filho em um programa chamado Scared Straight, no qual os presidiários contam com a intimidação, com o medo e a hostilidade para afastar os jovens de uma vida criminosa. Sheryl não conseguiu uma “vaga”, pois a procura é grande, muitos pais preocupados e sem alternativas para tirar seus filhos do crime. Dada a procura do programa a polícia solicitou o aumento de verba para a Câmara Municipal de Freeport com o intuito de levar mais jovens para participar do programa. Por fim, o conselho votou favorável pelo programa e o estudo sobre a eficácia do mesmo, para os jovens de sua cidade e as maneiras de tornar o programa mais eficaz
O caso de Scared Straight é um programa de prevenção para que crianças e adolescentes sintam “medo” do crime, do sistema prisional, das más condições e etc. Os autores dessa case, retrataram a dificuldade do ingresso nesse programa, apesar do baixo custo por pessoa. E do sucesso em terem conseguido aumentar o número de vagas para o programa, devido a intensa pressão popular.
Mas as coisas não são tão simples, o medo não é suficiente para os jovens não transgredirem a lei, outras propostas, seriam mais eficazes, como gerar empregos para os jovens, investir em educação, bolsa formação, melhorar a reinserção social de menores infratores, melhorar a saúde e o lazer, para não sentirem necessidade de cometerem crimes.
...