Resenha do Caso “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”
Por: tonynascimento21 • 7/4/2019 • Resenha • 804 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal
Resenha do Caso “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”
Tony Emanuel Morais do Nascimento
(Matrícula 201810008921)
Trabalho da disciplina Criminologia
Tutora: Prof. Daniela Bastos Soares
Natal-RN
2018
Caso: “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”
“Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”
REFERÊNCIA: Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil. Biblioteca da disciplina Criminologia. Natal. 29.10.2018.
O caso em comento, escrito por Julie Boatright Wilson, Harry Kahn - Professor Titular em Política Social na Escola de Governo John F. Kennedy (HKS), Universidade de Harvard, aborda os problemas enfrentados por uma pequena cidade norte americana relacionados à delinquência juvenil. A finalidade do autor é provocar uma reflexão sobre os programas e políticas públicas relativos à prevenção da criminalidade, especialmente no que se refere à eficácia prática e aos investimentos a eles direcionados.
De início, o texto relata a situação do jovem Tyler, que reside numa área de intensa atuação de gangues e que se envolveu em problemas legais decorrentes de sua ligação com tais grupos criminosos. Ato contínuo, a polícia local sugeriu à mãe de Tyler que esta o inscrevesse no programa Scared Straight, que consiste basicamente em levar jovens problemáticos a estabelecimentos prisionais, visando a provocar um choque de realidade a partir da interação com a população carcerária, buscando assim afastá-los do mundo do crime. O programa, apesar de possuir baixo custo, possui uma procura superior à oferta, motivo pelo qual há uma certa pressão da comunidade de Freeport para que aquele seja expandido, através de um maior direcionamento de verbas públicas.
Neste ponto, a narrativa nos apresenta Cherise Nelson, um novo membro da Câmara Municipal, que não sabia como votar na aludida solicitação de orçamento, e que passa a enfrentar diversos dilemas sobre o programa em questão. Cherise conseguiu evidências de que o Scared Straight não era eficaz na redução do comportamento delinquente, além disso pesquisas apontaram que a participação no programa parece ter aumentado a probabilidade de que alguns jovens se envolvessem em atividades criminosas mais graves. Em meio a diversas dúvidas e mergulhado em alguns dilemas, Nelson reflete sobre o melhor caminho a ser trilhado pela Câmara de Freeport, especialmente sobre a necessidade de se reavaliar o Scared Straight e a possibilidade de se testar outros projetos.
...