TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Selos verdes ou ecológicos

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS[pic 1]

CURSO: DIREITO

SELOS VERDES OU ECOLÓGICOS NAS EMPRESAS

LUANA VANESSA

MATHEUS DÁVILLA SÁVIO

FOZ DO IGUAÇU – PR

2015

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz em seu escopo os aspectos relacionados à preocupação com o meio ambiente que movimenta o mercado global, essa questão foi deflagrada no século passado e hoje atinge as empresas e organizações que querem permanecer no atual mercado de negócios, porém é necessário adicionar a responsabilidade social, a responsabilidade econômica e sustentabilidade para atender produtos e serviços requeridos pelos consumidores e marketing verde aparece como uma ferramenta que pode viabilizar e informar as questões que são determinantes para o consumo consciente ou consumo ecológico, atrelar preço, baixo impacto ambiental, produção limpa e reciclagem dentre outros fatores, juntamente com as estratégias mercadológicas que serão decisivos para a venda dos produtos verdes.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 - SELOS ECOLÓGICOS

Primeiramente, é preciso entender o significado de marketing verde. Esse conceito ganhou força com o passar dos anos em razão da crescente necessidade de se preservar o meio ambiente, que vem sendo muito tratada nos últimos anos. O Marketing Verde propriamente dito consiste em realizar ações em prol do meio ambiente e utilizar dessas ações para criar campanhas de marketing; beneficiando, assim, a sua empresa.

Os selos verdes, ou eco-selos como também são conhecidos, atestam ações da empresa em favor do meio ambiente, ou seja, é a forma que a empresa utiliza para apontar que aquele determinado produto, embalagem ou serviço neutralizou ou diminuiu seus impactos ao meio ambiente.

As formas de reduzir esses impactos podem ser das mais simples até as mais complexas, como por exemplo a utilização de madeira de reflorestamento, adquirindo matéria prima reciclável, ou até mesmo neutralizando as emissões de CO2 na atmosfera, que atualmente é o principal causador do efeito estufa. Dentre estas e tantas outras formas de garantir os recursos naturais para a próxima geração.

2.2 - BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE UM SELO VERDE

Os benefícios da utilização do Selo Verde por uma determinada empresa são diversos, seja em benefício da marca, da sustentabilidade ou do financeiro da empresa. Neste sentido, vale mencionar os exemplos abaixo:

- Financeiro: Para adequação da empresa para utilizar um selo verde, esta precisa desenvolver ações que contribuam para um planeta melhor e essas ações podem apresentar custos que antes não tinham a mesma importância perante a empresa como o uso de água e de energia elétrica.

- Valor agregado à marca: A partir do momento em que a empresa possui um selo verde, esta entra no hall de instituições que se preocupam com o futuro do planeta, e consequentemente estas ações são bem vistas pelo consumidor final, agregando mais credibilidade para a empresa.

Atualmente no Brasil, existem mais de 30 certificadoras "verdes" atuantes, mas, de acordo com algumas informações, essa diversidade de selos pode vir a confundir aquele que está interessado em optar pelo verde[1].

Esta diversidade pode ser de difícil compreensão, uma vez que deve ser necessário distinguir entre uma certificação conferida por um organismo independente e aquelas empresas que utilizam-se de selos autodeclatórios, que são aqueles colocados pelos próprios fabricantes. Abaixo é possível verificar os principais selos ecológicos do mercado conferidos por certificadoras terceirizadas[2].

FSC (Forest Stewardship Council) 

O que certifica: áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e sementes. Como é: atesta que o produto vem de um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável. Dez princípios devem ser atendidos, entre eles a obediência às leis ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização fundiária. 

[pic 2]

ISO 14001

O que certifica: sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor.

Como é: em sua operação, a empresa deve levar em conta o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a preservação da biodiversidade, entre outros quesitos. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ao contrário das demais certificações, não há um selo visível em produtos. Para saber se uma empresa tem o ISO 14001, deve-se consultar seu site ou centro de atendimento ao cliente.

[pic 3]

LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) 

O que certifica: prédios e outras edificações.

Como é: concedido a edificações que minimizam impactos ambientais, tanto na fase de construção quanto na de uso. Materiais renováveis, implantação de sistemas que economizem energia elétrica, água e gás e controle da poluição durante a construção são alguns dos critérios.

[pic 4]

RAINFOREST ALLIANCE CERTIFIED 

O que certifica: produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás. Como é: trata-se de uma certificação socioambiental. Comprova que os produtores respeitam a biodiversidade e os trabalhadores rurais envolvidos no processo. Com grande aceitação na Europa e nos EUA, é auditado no Brasil pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

Outros selos dessa categoria:UTZ Kapeh e Max Havelaar.

[pic 5]

ECOCERT

O que certifica: alimentos orgânicos e cosméticos naturais ou orgânicos.

Como: os alimentos processados devem conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos para serem certificados. Para ganhar um selo de cosmético orgânico, um produto deve ter ao menos 95% de ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos certificados - no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais devem ser orgânicos. O selo Ecocert é um só (este ao lado). Mas, por contrato com a certificadora, o fabricante é obrigado a identificar no rótulo se o produto é orgânico ou natural. [pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (828.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com