TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
Por: Lucas Cuiabano • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.928 Palavras (12 Páginas) • 400 Visualizações
FACULDADE CÂNDIDO RONDON
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
ANNA DA COSTA E SILVA MONTEIRO
CLEA VERÔNICA BRIANTE
KELLY ADRIANY DE LIMA RONDON
LEIDIENE LEITE FILSINGER
LUCAS VINÍCIUS CUIABANO TAVARES DE OLIVEIRA
REGINALDO FERREIRA ARAÚJO
ROBSON GERMANO DA SILVA
WALLEU VICTOR GONÇALVES DE LIMA
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
4°Capitulo – Ganchos para agarrar o leitor!
CUIABÁ – MT
MARÇO/2018
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
4°Capitulo – Ganchos para agarrar o leitor!
ANNA DA COSTA E SILVA MONTEIRO
CLEA VERÔNICA BRIANTE
KELLY ADRIANY DE LIMA RONDON
LEIDIENE LEITE FILSINGER
LUCAS VINÍCIUS CUIABANO TAVARES DE OLIVEIRA
REGINALDO FERREIRA ARAÚJO
ROBSON GERMANO DA SILVA
WALLEU VICTOR GONÇALVES DE LIMA
A doutrina utilizada para realizar este trabalho, expõe o assunto da escrita, de como devemos escrever bem, de forma objetiva e como ter técnicas para agarrar ao leitor, este ultimo é o objeto deste trabalho, demonstrar tais técnicas, afim de caracterizar cada uma de forma clara e objetiva.
ORIENTADORA: ELIRYA BIANCHI
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO GERAL...................................................................... 4
- PRIMEIRO GANCHO......................................................................... 6
- SEGUNDO GANCHO......................................................................... 8
3.1) LINEARIDADE X ICONICIDADE................................................. 8
3.2) TÉCNICAS................................................................................... 9
- TERCEIRO GANCHO......................................................................... 11
- CONCLUSÃO...................................................................................... 12
INTRODUÇÃO GERAL
Para a melhor compreensão do tema do nosso trabalho “Gancho para agarrar o leitor!”, é necessário fazer um pequeno retrocesso sobre outros assuntos da argumentação.
Para se ter uma excelente comunicação, é necessário ter um remetente, uma mensagem e um destinatário, porém, é importante o conhecimento do código e das experiências que o destinatário carrega, para que a resposta seja eficaz.
Vejamos, um gerente deixa um bilhete para a sua nova secretária: “Maria, devo ir ao Rio amanhã sem falta. “Quero que você reserve um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio”. Ao receber o bilhete, Maria, foi até a estação de trem no período dá noite e reservou um lugar no trem as 8h, conforme solicitado. Mas, no dia seguinte seu chefe estava na empresa e então Maria lhe pergunta, o que está fazendo na empresa, já que era para ele estar no trem e o mesmo responde, dizendo que como tinha pedido a ela, ele só iria às 20h para o Rio.
Observe, que nesse exemplo havia os três elementos chaves da comunicação, porém a mensagem não foi passada de forma correta, pois provocou uma resposta errada. Por tanto, encontramos o primeiro tropeço (mensagem errada = resposta errada) e o primeiro segredo (mensagem certa = resposta certa). O segundo tropeço e o segundo segredo, estão na forma de como é passado a informação do remetente ao leitor, ou seja, transmitir a ideia que está na cabeça do remetente para a compreensão do destinatário, para que isso aconteça é necessário escrever bem e tornar comum aquela ideia. O terceiro tropeço e terceiro segredo, tem haver com o persuadir, ou seja, utilizar de mecanismos que deixo o texto mais agradável e suave. Levando em consideração as interferências culturais, psicológicas e físicas.
Agora podemos montar a estrutura do texto e o seu funcionamento, para isto é importante entender que além das quatro peças da estrutura (remetente, mensagem, destinatário e código), existem elementos que também compõe para o seu funcionamento, como o estímulo físico que é o significante de uma ideia ou conceito (significado), resultando em um signo. Quando se fala em código fechado, quer dizer que é uma mensagem com um só significado, sem abertura para entendimentos ambíguos e estáveis, já o código aberto, tem sempre um, porém, podendo ter mais de um significado e significante, ou seja, um código flutuante e instável. Para não ter nenhum erro de funcionamento é necessário lembrar que, cada um tem uma bagagem cultural, que seria o repertório de cada um, sendo composta por educação, cultura, família, região, ideologia e religião, etc.
Por fim, podemos falar dos métodos para prender o leitor e faze-lo entender o necessitamos transmitir, para isso utilizaremos de textos mais frios, com mais iconicidades, bem estruturado e com uma pouco de bom humor ou comoção, tornando assim o texto mais atraente e interessante, estaremos desenvolvendo nas próximas páginas, sobre cada técnica para prender o leitor.
PRIMEIRO GANCHO
Esfriar a mensagem
Este gancho, corresponde a como deixar o texto menos sobrecarregado, sendo assim, um texto mais harmônico, de fácil entendimento e menos sobrecarregado.
McLuhan, explica sobre as diferenças entre uma mensagem quente e uma mensagem fria, por tanto, uma mensagem quente é aquela que vem carregada de informações, muito extenso, tornando assim o entendimento e a codificação complicada e demorada, por exemplo – manual de instrução, já uma mensagem fria é aquela que vem de forma objetiva, menos informativos e mais interação, por exemplo – panfletos.
Vejamos o esquema desenvolvido por ele:
Veículo (mídia)[pic 1]
Mensagem[pic 2][pic 3]
Quente Frio
+ Informação - Informação
+ Definição - Definição
+ Formalização - Formalização
+ Rigidez - Rigidez
+ Tensão + Distensão
+ Complexidade - Complexidade[pic 4][pic 5]
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