TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Bimestral Penal Bimestre

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

                                   

JULIA BEATRIZ DA SILVA CRUZ

ISADORA TEIXEIRA BRAMBILLA

RACISMO NO BRASIL

Trabalho apresentado na disciplina de Metodologia Científica, ministrada no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, sendo requisito parcial de avaliação.

Orientadora: Professora Alexandra

FOZ DO IGUAÇU – PR

2018

``Enquanto a cor da pele dos homens for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. ``

Bob Marley

SUMÁRIO

 RESUMO.........................................................................................  5

  1. INTRODUÇÁO ........................................................................... 6

  1. TIPOS DE RACISMO ................................................................. 7
  1. CONCEITO DE RACISMO ........................................................ 8
  2. RACISMO REVERSO ............................................................... 8
  1. HERANÇA RACISTA NO BRASIL ...........................................  9
  1. DIA DA COSCIENCIA NEGRA ................................................ 10

CONCLUSÁO ................................................................................ 11

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO ................................................ 12

RESUMO

Racismo, simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega as raças humanas, considerando-as superiores ou inferiores.

No Brasil, o racismo se fez presente em grande proporção a partir da Era Colonial, com a escravatura sendo totalmente composta por negros, surgiu dai uma ideia de raça inferior, diminuída, escrava.

Do século XV até o século XIX, a escravidão na Era Colonial foi a responsável por um massacre de milhões de homens e mulheres, negros, deixando como a sua principal herança, o racismo no Brasil.

Não se pode descartar que, o racismo não se trata apenas de negros, o racismo acontece quando ocorre qualquer tipo de discriminação com qualquer raça distinta, porém, devido ao contexto histórico, o peso do racismo é maior, e sempre será quando está associado a comunidade negra.

Atualmente, o racismo continua intacto em todos os lugares, todos os dias, existem milhares de pessoas pelo Brasil que sofrem preconceito por simplesmente ser quem são.

1.INTRODUÇÃO

O racismo pode estar presente em qualquer um, ele vem de várias formas distintas, pode ser através de histórias contadas de raças mais superiores, até mesmo de uma questão do pensamento de cada um, por momentos ou atitudes vividas ao decorrer da vida.

Mesmo com o Brasil sendo um país com uma grande e considerável mistura de raças, os Brasileiros ainda não aprenderam a respeitar ao próximo, ou melhor, a respeitar toda e qualquer raça, o racismo é frequente, e ás vezes ele ocorre de forma que nem mesmo a pessoa que está sofrendo o ato, percebe, ele ocorre por vários meios, pode ser de um comentário, uma piada, um xingamento, ou até mesmo quando uma pessoa evita o contato físico com alguém. A verdade é que, nenhum lugar, nem ninguém, está protegido do racismo.

A história mostra que, ao longo de nossa formação, nosso sistema social construiu um racismo dos mais perversos, que supera a constatação da diferença, pois encontra mais força na desqualificação do outro. Um racismo silencioso. É preciso recuperar a maneira pela qual nosso povo se formou, entendendo a naturalização dos preconceitos, apontando o posicionamento do Estado e traçando as saídas necessárias para a construção de um novo e próspero caminho.

2. TIPOS DE RACISMO

Existem tipos diferentes de racismo, houve essa separação de cada um para que se possa ser analisado cada caso no seu devido jeito e colocação, são eles: Racismo Individual, Racismo Institucional, Racismo Cultural, Racismo Primário, Racismo Comunitarista/ Diferencialista, Racismo Ecológico/Ambiental

Racismo Institucional: é qualquer sistema de desigualdade que se baseia em raça que pode ocorrer em instituições como órgãos públicos governamentais, corporações empresariais privadas e universidades (públicas ou privadas).

Racismo Cultural: Ressalta a superioridade entre as culturas existentes, manifestada segundo crenças, religião, costumes, línguas, dentre outras. Esse tipo de racismo pode incluir elementos do racismo institucional e individual.

Racismo Primário: Fenômeno emocional e psicossocial manifestado sem justificativa. Assim, o etnocentrismo é considerado um racismo secundário, enquanto o racismo terciário é o preconceito baseado em teorias científicas.

Racismo Individual: Advindos de atitudes individuais, manifestado por meio de esteriótipos, comportamentos e interesses pessoais.

Racismo Comunitarista/Diferencialista: Baseado no conceito de que raça não é natureza, mas cultura ou etnia. Esse tipo de racismo configura o preconceito contemporâneo (anti-racismo) manifestado de acordo com as diferenças existentes. Por esse motivo, hoje temas como identidade cultural, comunidade, nação reforçam o racismo comunitarista a partir das diferenças.

Racismo Ecológico/Ambiental: Discriminação da natureza, como por exemplo, da "mãe terra" ocasionado pela destruição do meio ambiente, afetando grupos e comunidades baseados na aplicação desigual da legislação

2.1 CONCEITO DE RACISMO

Podemos relacionar ao racismo, alguns conceitos, que são os pontos chave e responsáveis pelo ato.

Raça: No Brasil, as principais raças vítimas do racismo são: caboclo, mestiço, mulato e cafuzo. Tais raças são definidas de acordo com as características físicas da pessoa.

Etnia: A etnia pode, também, ser definida a partir de características físicas, porém, ela está associada as relações culturais, crenças, religião e até mesmo na língua.

Estes conceitos são os responsáveis por determinar quem é quem, e quanto mais inferior for a raça ou etnia de alguém, maiores são as chances dela sofrer com o preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (218.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com