Trabalho O Documentário a 13°
Por: Bruno Vinicius • 25/9/2019 • Projeto de pesquisa • 406 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
A 13° EMENDA
O Documentário a 13° emenda mostra as consequências da escravidão nos EUA que demonstra a representatividade e realidade, o título ‘’a 13° emenda’’ se refere a constituição dos EUA, que acabou com a escravidão nacional, no filme e mostrado a influência da população e a ‘’luta contra as drogas’’, que associam o aumento da criminalidade. Nessa sociedade os negros são vítimas de preconceito desde da época da escravidão por que eram considerados inferiores, mostra também a história desde que os negros foram sequestrados na África até a atualidade de hoje em dia.
A população negra sofre o racismo que elevou a criação de leis de segregação racial, com leis aonde falavam que negros não poderiam frequentar os mesmos lugares que brancos, sofriam com linchamentos e eram bem injuriados. A ‘’lei de ordem’’ foi era usada para reprimir os negros.
A vida de um ex-presidiário é como a de um ex-escravo, quando eles receberam a “liberdade”, dificilmente encontram por onde recomeçar sua vida pois o sistema faz com que ele seja um bandido para sempre, e tudo o faz achar isso também. Para eles é extremamente difícil arranjar um emprego, visto que para se candidatar a uma vaga é necessário falar se já esteve ou não preso.
O documentário vem com muito sucesso trazendo o tema que apavora a população dos EUA e leva todo mundo a uma reflexão sobre esse problema.
Examina os estágios da construção histórica do preconceito e aponta como a formulação racista contribuiu para associar os negros ao mundo do crime e, por consequência, chancelar o aprisionamento deles nas cadeias cada vez em maior quantidade através de um processo de encarceramento em massa. A tese de engorda dos presídios embasa a referência, no título do filme, à 13ª emenda da Constituição norte-americana, por meio da qual ninguém pode ser submetido à escravidão ou ao trabalho forçado, “salvo como punição de um crime”. Instituída no apagar das luzes do século 19, após o sangrento conflito pelo fim do regime escravocrata, a medida teria sido manipulada para transformar o povo escravizado em trabalhadores servis a partir do enquadramento criminal — condição pela qual têm negada a plena cidadania.
...