Velocidades do direito penal
Por: Natalia Cabral • 16/4/2017 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
O principal objetivo do direito penal e trazer segurança para o planeta. Com toda a motivação sofrida no espaço, principalmente tecnológico, houve uma insegurança fazendo os indivíduos terem receio uns dos outros.
Os meios de comunicação não são responsáveis pela criação do medo e da insegurança na população, apenas reforçam o medo e a insegurança ja existente.
O direito penal age conforme a necessidade da população buscando amenizar a insegurança. O princípio da generalidade, que o direito e aplicado no âmbito geral, desaparece, e passa a viger o relativismo, que são consideradas extremamente rígidas comparando com a sua flexibilidade nas questões de matéria ambiental, econômica, de corrupção política e até mesmo sexual. O receio de flexibilizar em matérias individuais é do indivíduo ficar sujeito a injustiça. Logo neste aspecto a pena e vista como garantia da aplicação do diteito.
em outro ponto de vista, quando o direito penal passa a estabelecer função de confiança institucional no sistema e segurança dos cidadãos a pena passa a ter função integradora reafirmando os valores violados. "A prevenção passa a ser a figura Central e não o fato passado."
Para Silva Sanchez em um outro ponto de vista onde o sujeito que pratica o crime e indefinido, acaba atingindo a coletividade, isso porque, o individual passou a ser geral, assim toda a sociedade é atingida e o sentimento de insegurança passa a estar presente novamente.
Os crimes de powerfull.....
Os princípios da legalidade devem garantias especificados em lei para segurar sua função, logo, evitando o abuso de tratamento dos poderosos, garantindo o princípio da legalidade e o direito penal. A utilização do direito penal tradicional que não consegue se impor sobre a criminalidade de poderoso aqueles que possuem o poder ficam fora de alcance do direito penal.
Na atualidade a discusao nao e sobre a criminalidade dos despossuídos( powrless) mas dos poderosos e das empresas( corporate nas business crime) para combater a criminalidade dos que possuem poder e necessário uma ruptura com o direito penal tradicional.
...