Violencia Doméstica
Por: anayarapedroso • 17/4/2015 • Dissertação • 593 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Violência Doméstica
O termo violência domestica é usado para descrever qualquer atitude violenta dentro da família. As vitimas podem sofrer tudo que é tipo de problemas físicos ou mentais (stress, insônia, más lembranças, agressões, isolamento social, depressões e fobias) até mesmo pode cometer suicídio em alguns casos.
A pobreza e a falta de instrução pode aumentar o nível de violência domestica, também pode haver outros fatores individuais, familiares, comunitários e sociais.
As mulheres, os adolescentes, as crianças e as pessoas com deficiência física são as vitimas mais frequentes. Na maioria das culturas, as pessoas escondem o problema da violência dentro da família, os maus tratos tem chamado cada vez mais atenção do serviço de saúde, mas são raramente incluídos nos problemas comunitários de saúde e educação. Isso significa que as pessoas que cometem a violência não são responsabilizadas por seus atos elas nem mesmo se dão conta de que cometeram crime.
Embora geralmente não seja tão grave quanto o abuso físico ou sexual, as pessoas sofrem danos emocionais.
O sentimento de posse do homem em relação a mulher e filhos, bem como a impunidade, são fatores que generalizam a violência. Estatisticamente a violência contra mulher é maior do que a do homem, o homem sofre mas acaba escondendo por vergonha, e as mulheres muitas vezes não assumem a agressão que sofreram por vergonha a sua família. Quando elas passaram a reclamar por seus direitos maior atenção passou a ser dada com relação a essa violência, e hoje o movimento feminista tem como uma de suas principais metas a luta para eliminar esse tipo de violência.
Abuso físico consistente no uso intencional da força física com o proposito de causar dor. Muitas vezes pode gerar morte, até mesmo quando fazer um bebê parar de chorar sacudindo violentamente.
Abuso sexual infantil descreve situações que uma criança é usada para o prazer sexual com um adulto, o abuso começa em pequenos toques exploramento sexual, atos sexuais com muita violência e forçando crianças assistirem pornografia. Este abuso é baseado em uma relação de poder em que o abusador consiga que a criança participe através de jogos que levem ao contato sexual, suborno com doces e presentes persuasão (dizendo a criança que a menos que ela concorde com o contato sexual o abusador não gostará mais dela) troca de segredos (você se tornou meu amigo preferido) e por fim a força física.
Pode-se causar danos físicos, psicológicos e sociais embora as vitimas não mostrem nenhum sinal visível desses efeitos. Ela levará para o resto de sua vida os maus tratos forçados.
Lei n° 11.340 mais conhecida como lei Maria da Penha decretada pelo congresso nacional estacionado pelo ex presidente Luis Inacio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006.
O caso de Maria da Penha Maia Fernandes foi homenageado, por seu marido tentar assassina-la duas vezes, através de uma arma de fogo deixando paraplégica, e por eletrocussão e afogamento após essas tentativas ela tomou coragem e o denunciou. A lei foi criada com o objetivo de impedir que os homens assassinem ou batam nas suas esposas, e proteger os direitos das mulheres.
...