ÉTICA E DIREITOS - Direitos trabalhistas: uma breve abordagem à sua origem
Projeto de pesquisa: ÉTICA E DIREITOS - Direitos trabalhistas: uma breve abordagem à sua origem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: babyta2014 • 21/11/2014 • Projeto de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
1 ÉTICA E DIREITOS – Direitos do Trabalho: uma Breve Abordagem sobre suas Origens
Resumo
Sabemos que o profissional de Serviço Social produz na sociedade para a sociedade, prezamos pelos direitos dos cidadãos e defendemos o acesso as políticas sociais que é de direito de todos.
E quando se trata de direitos trabalhista talvez o serviço social não trabalhava em prol dos trabalhadores e sim do capital, porem na atual conjuntura devemos considerar que o assistente social deve atuar aprofundando se na questão dos direitos, pois quando falamos de direitos trabalhistas trata de direitos que são conquistados ao longo dos anos e devem ser cumpridos, pois estamos falando de reconhecimento social legal.
1.1.2 Os direitos civis e políticos, a crítica marxiana e a origem dos direitos do trabalho
Marx em uma de suas obras questiona o conceito de direitos do homem da sociedade burguesa afirmando que a revolução política comandada pela burguesia derrubou privilégios mas não destruiu o homem egoísta. Ou seja, “o homem não se libertou da religião, obteve liberdade religiosa; não se libertou da propriedade, a propriedade for libertada; não se emancipou do egoísmo da indústria, mas conseguiu garantir a liberdade industrial” (MARCONSIN, 2013)
Assim, o direito do homem à liberdade baseada na dissolução da comunidade significa para o indivíduo o direito de forma limitada. Marx afirma que na sociedade capitalista “a igualdade formal de direitos tem relação íntima com a desigualdade – posto que é fundada no controle privado dos meios de produção.” (MARCONSIN, 2013)
Esse pensamento de Marx diferencia a emancipação política da emancipação humana, defendendo a emancipação humana apenas com a supressão da propriedade privada e com a superação da sociedade burguesa.
O proletariado, nesse período de crítica de Marx, sofre com a desigualdade e com as promessas de liberdade, igualdade e fraternidade que não se aplicavam à sociedade como um todo. Marx explicita que esses direitos eram fruto das reivindicações burguesas, sendo portanto individualistas e privilegiando uma classe em detrimento da outra.
Apesar da repressão burguesa, os trabalhadores buscaram ampliação dos seus direitos, da cidadania.
Considerações Finais
Direitos que por muito tempo fora detido pelos donos da terra, com a constante luta dos trabalhadores por condições dignas de trabalho, viemos conquistando direitos, no início nos direitos sociais e com o passar dos anos são englobados nos direitos humanos
...