A Herança Política
Por: gabriela1correa • 29/3/2020 • Ensaio • 303 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
• Revolução Francesa:
Teve início em meados do século XVIII na França, influenciada pelo Iluminismo, a sociedade da época era estratificada:
- Primeiro Estado: composto pelo clero (bispos, padres, etc), possuíam privilégios e não pagavam impostos. - Segundo Estado: composto pela nobreza (famílias ricas e possuidoras de terras), também possuíam privilégios e não pagavam impostos.
-Terceiro Estado: correspondia a 98% da população, composta pela parte pobre da sociedade (burgueses, camponeses), que não tinha direitos e era obrigada a pagar impostos, sustentando a elite.
Nessa época, a França era governada por Luís XVI. O país estava passando por uma grande crise econômica e social, devido ao grande exagero de gastos da corte e pelo seu atraso em relação ao avanço do capitalismo no mundo. Diante desse cenário, a exploração sobre o Terceiro Estado se intensificou demasiadamente, resultando em uma rebelião. Para contornar essa situação, os Estados Gerais foram convocados.
Os Estados Gerais reuniam representantes dos três Estados e as soluções debatidas nesse conselho eram determinadas a partir de votação, que era realizada por Estado, e não por indivíduo. Sendo assim, nobreza e clero sempre se uniam para derrotar o Terceiro Estado. Assim sendo, os representantes do Terceiro Estado começaram a exigir que o voto fosse individual, o que possibilitaria que as propostas da burguesia fossem aprovadas. Em contrapartida a exigência foi rejeitada, o que o motivou a criar uma Assembleia Nacional Constituinte.
...