A Justificativa Econômica para Implementação de Projeto de Melhoria
Por: junior.ja1982 • 8/9/2020 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
Titulo - Justificativa Econômica para Implementação de Projeto de Melhoria
AROMAS Ltda.
AROMAS Ltda é uma empresa que produz aromas para a indústria de alimentos em geral. Até o ano de 2018 a empresa produzia apenas aromas docês (sorvetes, biscoitos, sucos, etc...), porém a partir de 2019 a empresa, a fim de atender uma demanda do mercado iniciou a produção de aromas salgados (temperos, salgadinhos embalados, tortilhas, etc...).
Com a nova demanda a empresa passou a ter problemas de contaminação cruzada em seus aromas, ou seja, aromas doces contaminados com salgados e também ao contrário.
Houve um acompanhamento da equipe de processos para entender se o problema era provocado pelos colaboradores devido ao tempo de adaptação da nova condição ou se era gerado por algum problema de processo.
Após um ano de mudanças e tentativas de correção, a Gestão da empresa recebeu a informação de que houve uma diminuição do problema, mas não a resolução do mesmo. A equipe de qualidade reportou um total de 12 reclamações sobre contaminações cruzadas, sendo necessária uma nova produção dos itens reclamados, ou seja, retrabalho. Como não é possível a recuperação dos itens reclamados, a empresa produzia novamente os itens, ocupando espaço em horas de máquina que deveriam estar disponíveis para novas produções.
Foi dada ao Analista de processos yellow belt da empresa a necessidade de um projeto de melhoria para identificar e sanar os problemas de contaminação cruzada, evitando assim futuras reclamações, retrabalhos e até a perda de um cliente por esse motivo.
Após estudar e mapear o processo de produção desses aromas, o Analista identificou pontos falhos do processo. Ao trocar de aromas (doce para salgado ou ao contrário) os operadores realizavam a higienização dos tanques de preparo com água quente. Haviam quatro tanques de preparo e todos com a mesma configuração de filtros e tubulações, ou seja, deveriam obedecer um mesmo processo de higienização. Ao acompanhar esse procedimento junto aos operadores o Analista descobriu que os mesmos não seguiam uma rotina igual, pois havia muitas válvulas, tubulações e filtros envolvidos e o procedimento de trabalho estava desatualizado, pois não houve um cuidado de se observar o mesmo durante a nova condição de produção dos itens salgados.
Para sanar o problema o Analista sugeriu algumas mudanças:
- Nova rotina de higienização, com validação da mesma pelos operadores;
- Instalação de lavadores internos nos tanques;
- Instalação de novas tubulações;
- Automação da nova rotina para retirar a responsabilidade do operador lembrar cada passo da mesma , diminuindo a ação humana e o tempo do processo.
- A nova rotina foi testada manualmente com os operadores e utilizou um lavador interno cedido pela empresa que pretendia realizar a venda dos novos equipamentos. Com a nova rotina testada e aprovada, foram levantados os orçamentos e o planejamento para a nova condição:
[pic 1]
Com a nova condição o Analista realizou o levantamento das economias geradas com a implementação do projeto:
[pic 2]
Dados fornecidos pela controladoria da empresa e explicados abaixo:
* Com a padronização será gasto menos água e energia;
- A disponibilidade é o valor da hora da máquina multiplicado pelas horas gastas para produzir novamente o material;
* O custo para produzir novamente é a soma dos valores gastos com matéria prima e embalagem.
Dados os valores para implementação e a economia que o projeto trará, a empresa pede que o Analista monte a justificativa econômica e financeira do projeto para apresentar aos acionistas. Para garantir a aprovação do projeto o Analista deve seguir as seguintes diretrizes da empresa para projetos de melhoria:
...