A Política Fiscal como instrumento de controle inflacionário
Por: barrosgmila • 6/5/2018 • Projeto de pesquisa • 299 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
A Política Fiscal como instrumento de controle inflacionário
Apesar da necessidade de se colocar em primeiro plano uma política fiscal ativa e de eficácia plena, a política econômica, atualmente, vem privilegiando o equilíbrio das finanças da administração pública, independentemente do momento político-econômico tratado.
A política econômica no atual cenário, aborda, acima de tudo, a igualdade financeira no setor público, e não trata das políticas fiscais que são fundamentais na atividade econômica do país. Sendo assim, nota-se uma alteração na tratativa teórica das políticas fiscais, que visa atuar,nesse momento, com a finalidade de assegurar o balanço saudável das finanças públicas, independente do momento econômico atual.
Seguindo a mesma ideia, para conseguir honrar os compromissos decorrentes de custos financeiros da administração pública, fica claro e evidente a necessidade de uma produção de superávit sempre mais elevada, através de congruentes metas estabelecidas no modelo fiscal. Após um primeiro momento, logo após se adotar uma política rígida para redução e regime de metas inflacionárias, tendo administração da taxa de juros e adotando uma priorização da credibilidade e da reputação do setor público, a política fiscal consegue manter um grau elevado para conter os seus gastos.
Diante do que ocorre no país e no mundo, um cenário de total recesso e queda livre da economia, o melhor modo é sempre considerar esse modelo de gestão pública das finanças como um excelente e importante processo de apoio à política econômica de modo a inovar o mínimo de gastos e concomitantemente reduzir o nível de inflação e carga em tributos.
Desse modo, consegue-se minimizar os efeitos adversos de uma suposta crise perante a uma organização falha de financiamento e evitar o endividamento decorrente de dividas publicas.
, frente a uma estrutura ineficaz de financiamento, os Estados vêm aumentando seus níveis de endividamento e despesas financeiras com juros da dívida pública.
...