A equação diferencial
Tese: A equação diferencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CAROL2020 • 5/10/2014 • Tese • 222 Palavras (1 Páginas) • 287 Visualizações
Equação diferencial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Soluções de uma equação diferencial (a negro) e as respectivas condições iniciais (a vermelho).
Em matemática, uma equação diferencial é uma equação cuja incógnita é uma função que aparece na equação sob a forma das respectivas derivadas. Dada uma variável x, função de uma variável y, a equação diferencial envolve, x, y, derivadas de y e eventualmente também derivadas de x.1 Por exemplo:
x^2 \frac{d^2 y}{dx^2} + x \frac{dy}{dx} + (x^2)y = 0
Equações diferenciais têm propriedades intrinsecamente interessantes como:
solução pode existir ou não.
caso exista, a solução é única ou não.
A ordem da equação diferencial é a ordem da derivada de maior grau que aparece na equação.1 A solução de uma equação diferencial de ordem n, conterá n constantes.1
As equações diferenciais são usadas para construir modelos matemáticos de fenómenos físicos tais como na dinâmica de fluidos e em mecânica celeste. Deste modo, o estudo de equações diferenciais é um campo extenso na matemática pura e na matemática aplicada.
As equações diferenciais têm inúmeras aplicações práticas em medicina, engenharia, química, biologia e outras diversas áreas do conhecimento. As soluções destas equações são usadas, por exemplo, para projetar pontes, automóveis, aviões e circuitos elétricos.
Índice [esconder]
1 Tipos
2 Exemplos
2.1 Exemplo II
2.2 Exemplo III
3 Classificação
3.1 Equações de primeira ordem
3.2 Existência e unicidade da solução
3.2.1 Teorema de Picard
4 Lista de equações diferenciais
5 Referências
6 Ver também
...