ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Por: jeehps • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 491 Palavras (2 Páginas) • 598 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi
Anna Auricchio RA:
Hanna Oliveira RA:
Jéssica Pereira RA: 21317879
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Segue orientação:
Para a elaboração da APS. Apresentar o conteúdo nessa ordem:
1 – Apresentar a reportagem
2 – Apresentar uma breve explicação
3 – Gráfico
Profa Carolina Marchiori
Crise do Feijão
Em 2016, uma forte crise atingiu o Brasil, afetando diretamente nos pratos dos brasileiros, a crise do feijão. O item básico na mesa dos brasileiros, com a alta do preço passou ser uma preocupação para todos.
Dados deste anos mostraram que a saca (60kg) estava chegando a R$:550,00, em alguns estados.
O que se deu a alta crise do feijão foi um problema climático, além disso, aconteceu um processo chamado EL NIÑO, que atingiu áreas muito importantes para a produção nacional. Enquanto estados como Minas Gerais e a Bahia sofreram com a seca, o Paraná viu a produção prejudicada com o excesso de chuvas. [pic 1]
Neste gráfico, podemos perceber como a crise nos afetou, pelo fato do consumo brasileiro do feijão ser em torto de 3,3 toneladas por ano e em 2016 foi em torno de 2,7 toneladas, assim tento um desfalque no comércio.
Podemos ver nesse caso do feijão que hà um aumento da demanda pela produto, pelo fato deles serem muito procurados e não encontrados e uma redução da oferta, pelo falta de produção do produto.
GRAAAFFIICCOO
Greve dos Caminhoneiros
No ano de 2018, presenciamos uma paralisação muito significativa para nosso país, que afetou muito a economia do Brasil.
O movimento que paralisou estradas, deixou inúmeros mercados sem abastecimento, insumos médicos, postos sem combustíveis, se deu pela insatisfação dos caminhoneiros com a nova política de preços do Petrobras.
A greve se deu para exigir uma redução nos preços do óleo diesel - que subiram mais de 50% nos últimos 12 meses.
Como já dito, com caminhões parados, bloqueando parcialmente as rodovias, combustíveis deixaram de ser entregues em diversos postos e outras atividades que esperavam matérias-primas e produtos essenciais, como alimentos, também acabaram desabastecidos.
[pic 2]
Imagem: https://digitais.net.br/2018/06/greve-dos-caminhoneiros-campinas/
Nessa imagem, podemos ver como a greve interferiu no mercado brasileira, causando prejuízo para alguns mercados, nos mostrando de como a lei de Oferta e Demanda(procura) não é apenas uma teoria economia, mas também uma realidade para nós
Para entendermos melhor como afetou, podemos relembrar de como os postos de combustíveis ficaram sem combustíveis e assim diminuindo a oferta e fazendo com que a demanda aumentasse e o preço dos produtos aumentasse, pelo fato do combustível sem um produto praticamente essencial, os preços subiram e mesmo assim os consumidores não pararam de consumir ( ouve uma inelasticidade no mercado)
...