Análise Da Inflação Predominate no Brasil Atualmente
Por: Jefferson Pinheiro • 28/4/2017 • Artigo • 305 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Análise Da Inflação Predominate no Brasil Atualmente
Analisando o relatório Copom divulgado, compreendo que o aumento da inflação vivido neste período é alavancado principalmente pela Inflação de custos, dada principalmente por agentes como:
- Aumento da Taxa de juros, dado que muitas empresas utilizam capital de terceiros, desta forma ao mesmo tempo que reduz a demanda um aumento da taxa de juros eleva os custos de produção.
- O aumento dos impostos, pois o governo postergou os devidos aumentos e reajustes necessários para cobrir o déficit de gastos da maquina pública, pois o ano anterior foi ano eleitoral. Muitos reajustes se acumularam, elevando a inflação acima das metas.
- O desequilíbrio da balança comercial, pois com um déficit da balança comercial houve um desequilíbrio no pais com um gasto muito acima do esperado.
- Outro Fator importante é a desvalorização cambial, gerando este o aumento nos preços dos produtos importados, sendo eles produto final e/ou matérias primas.
Entendo no capítulo 6 itens 6 e 6.1, que a projeção para a inflação no próximo ano, seja composto de uma característica inercial, pois vira os reajustes e correções causados do ano anterior.
Outra característica possível será a inflação de demanda, pois ira aquecer o consumo de forma cautelosa , mas necessária de bens postergados este ano.
Especialista a acreditam que a inflação acumulada de 2016 fique em torno de 5.5% e taxa Selic em 11,75% .
Para combater a inflação de custos, os cortes do governos na busca de equilíbrio deve trazer a tona um aumento de inflação inercial, pois os ajustes contratuais serão aplicados e também com algum sinal de estabilidade econômica a demanda suprimida ao longo de 2015 deve voltar aos índices normais de consumo.
...