As Falhas de Mercado
Por: paaatyds • 20/9/2020 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Foi consultado a base de artigo cientifico da Scielo, utilizando o periódico "Teorias de mercado e regulação: por que os mercados e o governo falham?" da autora Dimária Silva e Meirelles publicado em 2010 juntamente com a base de artigos da Capes, e os periódicos “Agrotóxicos e regulação: falhas de mercado e de governo” da Maristela Martins Miguel aceito em 2015 e “A grande ficção das falhas de mercado” publicado pelo Ubiratan Jorge Iorio em 2013 para sustentar a minha pesquisa. De posse de todas as informações necessárias pude fundamentar que as falhas de mercado são situações econômicas onde o mercado não consegue produzir uma alocação natural que seja eficiente. Sendo assim, macroeconomicamente falando, a falha de mercado acontece quando os intermediários econômicos formam uma utilização que não seja Ótimo de Pareto. A falha de mercado acaba sendo prejudicial tanto para os envolvidos quanto para o restante da sociedade. E dentre as principais estão: assimetria de informação; bens públicos; externalidades e monopólios naturais.
Assimetria de informação: Nada mais é que a dissemelhança de informações entre a parte do ofertante e demandante. Um claro exemplo seria a venda de carros usados com problemas sem o conhecimento do comprador.
Bens públicos: A oferta de alguns tipos de bens e serviços só fazem sentido se eles forem disponibilizados pelo governo. Nessa situação se encontram bens públicos. Isso acontece porque, em alguns casos, o consumo adicional de uma unidade por uma pessoa não afeta o consumo de terceiros. Dessa forma, pessoas que não pagam pelo serviço ou produto podem utilizá-lo à vontade. Logo, os agentes privados passam a não ter nenhum interesse em investir nesse mercado. São exemplos disso a iluminação pública, a justiça, o policiamento e a segurança nacional.
Externalidades: Quando a decisão de um intermediário externo pode acarretar em efeitos positivos ou negativos no bem-estar de terceiros. Sendo assim, isso causo uma externalidade. Alguns exemplos disso são a emissão de poluentes (externalidade negativa) e criação de novas tecnologias (externalidade positiva).
Monopólios naturais: De acordo com a microeconomia monopólios naturais e no geral são bens públicos como saneamento básico, distribuição de energia elétrica entre outros. Mas quando isso se torna uma falha de mercado? Ocorre quando existe uma firma pode produzir para todo o mercado com um custo menor que duas ou mais; e isso acontece devido a economia de escala. Também pode ocorrer que dentro desse setor seja necessários investimentos de grande escala, com longo prazo de conclusão e custos irrecuperáveis. Para uma empresa produzir a um nível de otimização de Pareto seu custo marginal deve se igualar ao preço. Quando, em um setor, a produção nesse nível gera lucro negativo a empresa, estamos diante de uma situação de monopólio natural.
...