Competitividade de INOXEL
Artigo: Competitividade de INOXEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviacristina • 4/11/2014 • Artigo • 663 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
No desafio profissional referente ao 2º semestre nos deparamos com a situação da empresa INOXEL que foi fundada há cerca de duas décadas tendo se consolidado no mercado desde então. A empresa surgiu a partir da fusão de duas organizações do mesmo segmento o que favoreceu bastante para que ganhasse o respeito dos clientes e se mantivesse entre as grandes empresas do setor. Apesar das boas condições tem algumas restrições para o crescimento ocasionado em grande parte pela dificuldade dos proprietários em aceitar mudanças e novas formas de gestão empresarial que poderia ser facilitada através da adoção de algumas ferramentas de gestão que facilitaria os processos.
As decisões importantes da empresa são tomadas a partir de uma estrutura hierárquica vertical que não favorece a eficiência nos processos. A partir da adoção de uma gestão através de uma organização horizontal seria possível enxugar excessos de pessoal nos cargos de chefia permitindo também aumentar o poder de decisão nos níveis mais baixos fazendo com que todos os funcionários da empresa se sentissem responsáveis pelo crescimento aumentando a rentabilidade do negócio e ao mesmo tempo tornando a empresa mais eficiente, pois reduziria os custos excessivos com pessoal.
É de fundamental importância que as empresas busquem reduzir custos nos seus processos ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade de seus produtos mantendo os clientes fidelizados.
“Organizar é o processo de identificar e agrupar logicamente as atividades da empresa, de delinear as autoridades e responsabilidades, de estabelecer as relações de trabalho que devem vigorar entre os indivíduos ou grupos que constituem a empresa” (Lacombe; Heilborn, 2006, p.69).
Através da consultoria contratada pelos donos para apontar possíveis soluções é possível encontrar várias ferramentas que podem ser úteis para aumentar a eficiência nos processos gerenciais. Dentre elas podemos citar o empowerment que consiste na divisão de responsabilidades, como citado anteriormente, favorecendo uma organização horizontal com consequente redução nos custos e motivação do corpo funcional, na prática esse conceito visa a prática de transferir poderes de decisão a funcionários individuais e a equipes, com isso os empregados se tornam parceiros da organização.
Com o uso de outra tecnologia conhecida como Benchmarking é possível observar empresas concorrentes do mesmo segmento verificando como atuam as organizações de sucesso, analisando as oportunidades no mercado, as ameaças, e também suas forças e fraquezas buscando aperfeiçoar a organização. Isso pode ser obtido com pesquisas de mercado, acompanhamento do setor com ênfase nos resultados obtidos e previsões do cenário econômico.
Por fim citamos também a tecnologia do Balanced Scorecard (BSC), que ocorre buscando medir o desempenho operacional através de indicadores financeiros, indicadores de satisfação dos clientes, da eficácia nos processos operacionais internos e da capacidade de inovação da organização que está prejudicada na empresa INOXEL, pois os donos não são favoráveis a mudanças dificultando a implantação de novos processos.
Ao
...