Descrição da organização (nome real ou fictício) : Nestlé
Artigo: Descrição da organização (nome real ou fictício) : Nestlé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daiiane16_rc • 30/10/2013 • Artigo • 299 Palavras (2 Páginas) • 620 Visualizações
Descrição da organização (nome real ou fictício) : Nestlé
Segmento de atuação/principal atividade: Alimentos e bebidas
Localização: Av. Dr. Chucri Zaidan, 246 Vila Cordeiro São Paulo – SP
Setor(es) terceirizado(s): Extração do Cacau
Nestlé é uma empresa focada no ramo de bebidas e alimentício, que vem crescendo a anos no Brasil.
Ela é considerada uma das maiores multinacionais do mundo, e possui um alto grau de rigidez na qualidade de seus produtos.
Por ser uma Multinacional, vários setores dela são terceirizados, como por exemplo: Agrícola.
A vantagem para multinacional suíça de terceirizar a extração do cacau, é que ela pode ter como foco suas principais atividades de comércio e industrialização de alimentos. Para Nestlé, é mais praticidade terceirizar serviços na área agrícola, de extração entre outros que ela já adota, para que assim os administradores possam ter mais tempo para cuidar das fábricas. A terceirização é prática quando se trata de encargos sociais, e trabalhos que estão conectados com a área de atuação de uma determinada empresa, porém não é sua atividade principal.
O ponto negativo é quando é feita uma má escolha da empresa que presta o serviço terceirizado, o que acarreta em má qualidade de serviço já que não esta sendo acompanhado de perto pela empresa contratante. Neste caso a empresa contratada pode se aproveitar do fato de ser responsável naquele determinado setor e não agir corretamente. Por isso, por mais que o serviço seja terceirizado, é sempre bom ter alguém de confiança responsável por checar a qualidade de serviço.
Como já é citado na aula tema 3 “os fatores de risco para a terceirização são o desconhecimento dos detalhes do objeto da atividade a ser terceirizada; a seleção do parceiro; o preparo de gerentes e funcionários para que aceitem a prestação de serviços terceirizados; a capacidade de a empresa coordenar as atividades desempenhadas por terceiros”
...