EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Por: Thayrine321 • 9/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.428 Palavras (10 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 2]
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS - FEAD
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Thayrine Guimarães Le-Roy
R.A.: 142782
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Comportamento Empreendedor
Belo Horizonte - MG
Maio/2018
THAYRINE GUIMARÃES LE-ROY
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Comportamento Empreendedor
Trabalho de final de período referente a matéria Comportamento Social, a ser apresentado ao curso Ciências Economicas, Faculdade FEAD.
Tutora: Cintia Yukiko Fugie de Castro
Belo Horizonte – MG
Maio/2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------- Pág. 4
- REFERÊNCIAL TEÓRICO - EMPREENDEDORISMO SOCIAL --------------- Pág.5
2.1 – O que é Empreendedorismo Social? --------------------------------------------- Pág.5
2.2 – Principais Características ---------------------------------------------------------- Pág.6
2.3 – Inovação Social --------------------------------------------------------------------- Pág.6
2.4 – Empreendedorimo Social como Negócio --------------------------------------- Pág. 8
2.5 – Empreendedorismo Social no Brasil --------------------------------------------- Pág.9
3) CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------ Pág.11
4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS --------------------------------------------------- Pág.12
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo aprofundar no assunto Empreendedorismo Social, suas características, funcionalidades. Hoje Empreendedorismo é um assunto comentado em escolas, mídias, mas muitas pessoas ainda atrelam o mesmo com criação de novos negócios, o que é uma forma erronea de enchergar o mesmo. O empreendedorismo pode está relacionado a varias áreas da vida de um individuo como o profissional, religioso, espiritual, físico, intelectual e ao meio que vive, ao social.
Empreendedorismo Social está voltado a buscar soluções para os problemas sócio ambientais presentes atualmemte em nossa sociedada, vem através negócios com fins lucrativos destinados em beneficio do social. Os objetivos do empreendedorismo social precisam de mecanismos e ferramentas para se concretizarem. Durante o trabalho será aprofundado sobre o tema, onde aparecerá nomenclaturas derivadas do Empreendedorismo Social que ganham destaque, como Negócio Social e Inovação Social, onde encontramos várias ações nos dias atuais correlacionadas a esses conceitos.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Social; Inovação; Negócios.
2 - Empreendedorismo Social
Empreendedorismo Social trata-se de uma ação dirigida ao social, onde observa-se determinada situação, problema e busca solução para tal. O empreendedor social visa maximização do Capital Social, para realizar mais iniciatvas, programas e ações em prol da comunidade.
2.1 - O que é Empreendedorismo Social?
Segundo o dicionário empreendedorimos é a “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios”, a partir desse conceito, nos dias atuais, grandes negócios são criados e ótimas ideias são colocadas em prática, transformando vidas, gerando empregos e superando obstáculos. Mas temos que desmestificar que o empreendedorismo está apenas correlacionada à novos negócios (serviços/produtos), o mesmo é mais amplo.
Uma pessoa que foca em sua carreira também pode ser considerado um empreendedor, dentro das instituiões encontramos vários profissionais com esse perfil e os mesmos devem ser encontrados, valorizados e trabalhados dentro das instituições, assim nasce o Intraempreendedorismo. Como existe esse ramo do empreendedorismo correlacionado a carreira profissional, também podemos encontrar no campo religioso, profissional, físico, social, entre outros.
Como citado a cima, o empreendedorismo social vem crescendo ultimamente, o empreendedor que atua nesse segmento, cria um negócio com responsabilidade social, são negócios lucrativos que vendem produtos ou serviços que resolvem problemas sociais. O foco do empreendedorismo Social são os problemas que atingem a sociedade e suas soluções.
Os objetivos do empreendedorismo social precisam de mecanismos e ferramentas para se concretizarem, o empreendedorismo social tem a necessidade de ter suas ações desenvolvidas com um grupo coeso, que possui mesma missão e foco em comum e que desejam alcançar os mesmos objetivos com utilização racional do capital empreendido e melhor uso dos recursos humanos, econômicos e sociais. Nesse ramo do empreendedorismo é fundamental o uso da competência e do talento dos individuos, pois esse está ligado ao bem comum, sendo complexo, o que exige que os empreendedores utilizem todas as suas competências.
2.2 – Principais Características do Empreendedorismo Social
Há características comunus para o desenvolvimento do Empreendedorismo Social, como:
- Ter a facilidade de tomar iniciativas de forma clara, ser proativo, ágil, criativo inteligente, prestativo e outras qualidades ligadas a habilidades pessoais.
- O empreendedor social deve ter também competência para ter visão de futuro, saber lidar com pessoas de diversas classes sociais, ter responsabilidade e persistência ao agir.
- O engajamento, a empatia, a preocupação em se ter um mundo melhor, ter o trabalho como paixão é missão principal.
Para identificar qual o perfil do empreendedor social foram realizados diversos estudos que têm relação dos empreendimentos sociais com os atores envolvidos e seu perfil.
Os empreendedores sociais trabalham em colaboração com as comunidades locais, investem em parcerias com governos, empresas e instituições de caridade, através dessas parceriais, focam em questões sociais como saúde pública, agricultura e educação.
...