Empreendedorismo: proteção de propriedade intelectual
Artigo: Empreendedorismo: proteção de propriedade intelectual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: phsilvaraujo • 21/9/2014 • Artigo • 334 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
termo propriedade intelectual designa as criações da mente como invenções e obras artísticas e literárias e símbolos, nomes, imagens e marcas usadas no mundo do comércio. Esses elementos, também conhecidos como IP, são os ativos não físicos da empresa. Há quatro tipos de propriedade intelectual: patentes, marcas registradas, direitos autorais e segredos comerciais.
A patente é um direito exclusivo relacionado à invenção de um produto ou processo. Oferece proteção por um período limitado, e as informações sobre o produto ou processo ficam disponíveis para o público. Para serem elegíveis para uma patente, as invenções devem preencher certas condições: Têm que ser úteis, inovadoras e não óbvias.
As marcas registradas são símbolos, logotipos, palavras, cores, designs ou outros elementos característicos usados para identificar de forma específica uma empresa ou organização.
O direito autoral protege trabalhos originais de pessoas como escritores, compositores e programadores de computador. O direito autoral não protege dados, protege a forma ou expressão específica dos dados ou da ideia.
Os segredos comerciais são informações confidenciais que podem dar uma vantagem perante a concorrênciafórmulas, ideias, processos ou outras informações específicas de um empreendimento. Diferentemente dos outros tipos de propriedade intelectual, não há leis que protegem os segredos comerciais. A única forma de protegê-los é mantê-los confidenciais limitando o acesso e usando contratos e contratos de confidencialidade com as pessoas que precisam ter acesso aos segredos.
A proteção da propriedade intelectual é fundamental para qualquer empreendimento, principalmente para os novos. Patentes, marcas registradas, direitos autorais e segredos comerciais são elementos exclusivos que diferenciam as organizações da sua concorrência. Os governos oferecem proteções à propriedade intelectual especificamente para dar às empresas direitos exclusivos sobre seus próprios ativos para manter uma vantagem perante a concorrência. Os direitos de propriedade intelectual são complexos e variam de um país para outro. Alguns países têm tratados mútuos para facilitar os negócios internacionais.
A atitude mais importante que você pode tomar para proteger os ativos criativos e intelectuais do seu empreendimento é trabalhar com um advogado especializado em propriedade intelectual. A falta
...