Logica reversa
Por: Celio Wolff • 22/6/2015 • Projeto de pesquisa • 7.568 Palavras (31 Páginas) • 309 Visualizações
EEEM SANTINA MOROSINI CUPERTINO
CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA
FABIANA FERREIRA DA SILVA
RONISON DA SILVA OLIVEIRA
LOGISTICA REVERSA: “ANÁLISE EM UMA EMPRESA DE RECÍCLAGEM DE RESÍDUOS ELETRONICOS”
[pic 1]
LINHARES
2015
EEEM SANTINA MOROSINI CUPERTINO
CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA
FABIANA FERREIRA DA SILVA
RONISON DA SILVA OLIVEIRA
LOGÍSTICA REVERSA: “ANÁLISE EM UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS ELETRONICOS”
[pic 2]
Trabalho apresentado à Escola Santina Morosini Cupertino, curso técnico de logística, como requisito para avaliação em todas as disciplinas.
Orientador: Profº. Fábricio Guzzo
LINHARES
2015
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO
2,0 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.0 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 BREVE HISTÓRICO SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA
3.2 CONCEITOS E DEFINIÇÕES DA LOGÍSTICA REVERSA
3.3 MODAIS DE TRANSPORTES DE RESÍDUOS ELETRONICOS
MAIS UTILIZADOS NO BRASIL
4.0 VANTAGENS E DESVANTAGENS
4.1 MANUSEIO E ESTOCAGEM DE RESÍDUOS ELETRONICOS
4.2 CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA PARA PROCESSO
DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
4.3 A CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA PARA
A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
5.0 ANÁLISE DOS PROCESSOS DE LOGÍSTICA REVERSA
DE RESÍDUOS ELETRONICOS NA EMPRESA ES AMBIENTAL.
5.1 PROCESSOS DE LOGÍSTICA REVERSA DO VAREJISTA
5.2 FLUXOGRAMA DO PROCESSO DA FASE 1
5.3 FLUXOGRAMA DO PROCESSO DA FASE 2
5.4 FLUXOGRAMA DO PROCESSO DA FASE 3
5,5 CONCLUSAO:
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Sabemos que a Logística é a responsável por gerar recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento dos pedidos e o gerenciamento das informações. Resumindo, é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível.
A Associação Brasileira de Logística define Logística como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente.
Inversamente, a Logística Reversa é a área da logística que trata dos aspectos relacionados ao retorno dos produtos, embalagens ou materiais de sua área de produção. A principal meta é atender os princípios de sustentabilidade ambiental, buscando uma produção limpa, onde quem produz se responsabiliza pelo destino final dos produtos gerados, reduzindo assim o impacto ambiental causado por eles.
2.0 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar o processo de logística reversa de uma empresa de reciclagem de resíduos eletrônicos, apresentando como um processo eficaz impacta o ciclo de sustentabilidade.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar as dificuldades no transporte dos matérias para reciclagem;
- Apresentar como os materiais são manuseado e estocado;
- Mostrar como a logística reversa trás benefícios a sociedade;
- Avaliar a contribuição deste processo para a preservação do meio ambiente.
3.0 REFERENCIAL TEÓRICO
- Logística: A sua origem em 333 AC pelos gregos, onde em uma batalha Alexandre o Grande contra atacava os exércitos inimigos com um numero bem menor de soldados e conseguia vitória em sua batalhas.
Já a logística que conhecemos hoje se originou na França com um conselheiro do rei Luis XIV, onde a palavra logistiquê se traduziu em logística que significa planejamento, desenvolvimento, armazenamento e distribuição.
A logística no Brasil originou se em meados dos anos 80 onde se buscou a melhoria das relações entre fornecedores e clientes.
3.1 BREVE HISTÓRICO SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA
- Uma das primeiras referências ao tema é assinada por Willian G. Zikmund e Willian J, Stanton, que em 1971 descreveram o termo “distribuição reversa” como sendo um fluxo físico de produtos no sentido reverso ao tradicional, aplicando- se ao recolhimento de materiais sólidos provenientes do usuário para a reutilização do produtor, buscando a reciclagem.
- Em 1978 o termo “canais de distribuição reversos” foi definido por Peter M. Ginter e Jack M. Starling para mostrar a importância desses canais na recuperação de material visando à reciclagem.
- Em 1989, Murphy e Poist utilizaram pela primeira vez o termo logística reversa, ao interpretá-lo como um movimento das mercadorias no sentido consumidor-produtor em um canal de distribuição.
- No começo da década de 1990, mais precisamente em 1993, o Council of Logistics Management, publicou a primeira definição formal da Logística reversa.
- A partir da metade da década de 1990 importantes autores foram aperfeiçoando a definição do termo logística reversa. Stock (1998 apud TADEU et. al. 2012) o explicou como o papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.
3.2 CONCEITOS E DEFINIÇÕES DA LOGÍSTICA REVERSA
Entende-se como logística o gerenciamento da cadeia suprimentos integrando todos os envolvidos, desde a aquisição da matéria-prima a distribuição incluindo o fluxo reverso de produtos e serviços.
Conforme Viana (2002, p.45):
“Logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e
distribuição de produtos de forma racionalizada, o que significa
...