O Liberalismo é uma doutrina política
Por: AADR • 26/1/2018 • Relatório de pesquisa • 421 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
1. Defina o conceito de liberalismo e explique como as questões econômicas aparecem para esta escola de pensamento.
O liberalismo é uma doutrina política, economia e social que defende a liberdade individual (liberdade cívica). É contrario ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas, defende a propriedade privada, a liberdade econômica (livre mercado) e a igualdade perante a lei (ESTADO DE DIREITO)
2. Quais as principais características do marxismo? Discuta como a relação entre economia, sociedade e política é tratada nesta corrente.
Diferentemente do pensamento liberal, no Marxismo, o Estado surge pela autonomia da classe dominante (Burgueses) sobre a classe dominada (proletariado) e defendia uma revolução para a tomada de poder pela maioria absoluta da classe dominada.
O Marxismo se opunha ao sistema capitalista que tinha como principio o enriquecimento dos capitalistas (acumulo de riquezas) através da “mais valia”, ou seja, o lucro obtido pelo trabalho excedente e não pago pela mão de obra. Os mercados deixavam de lado as relações sociais e os processos de produção (fetichismo de marcadorias). Os capitalistas detinham o monopólio dos meios de produção.
1. Apresentar as principais características dos modelos de Estado Liberal contemporâneo e Socialista.
As principais Características do Estado Liberal era a não intervenção estatal na economia. O mercado era autorregulado e o Estado se limitava a manutenção das leis e da ordem Nacional, dando ao povo a liberdade da vida privada e não interferia nas suas atividades de mercado.
O Estado Socialista controla todos os segmentos da economia. Todos os meios de produção, como fábricas, terras agrícolas, dente outros, são controlados e gerenciados pelo Estado. Não existe divisão de classe social nos meios de produção, e todos são considerados proletariados.
2. Quais as diferenças entre Estado de Bem-Estar e o Estado Neoliberal?
O Estado de Bem-estar social era um sistema mais voltado ao assistencialismo á população mantendo as características da propriedade privada e da liberdade de mercado. O Estado passa a interferir mais ativamente na vida das pessoas criando regras e leis em beneficio popular, mas que interferiam de certa forma no sistema econômico com a criação de leis e regulamentações que acarretava na necessidade de arrecadação de impostos e mais tributos ao setor privado de forma cada vez mais acentuada, onde começa a surgir a necessidade da redução desses gastos do governo com o assistencialismo populacional a partir do pensamento Neoliberal. O Estado passa a ofertar cada vez menos serviços e politicas sociais para a população. Os neoliberais defendem que os problemas sociais devem ser superados pelas leis do livre mercado.
...