TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Collor

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 7

ANDREI LUIS BACCELLI DA SILVA

CAUÃ DA SILVA PEDROSO

KAINÃ SANTOS DA SILVA

MIRIAN DE CARVALHO BARBOSA

PEDRO SILVA DE MOURA

SAMANTHA DE LIMA PEREIRA

                       

PLANO COLLOR I E II

PORTO ALEGRE, 2023

ANDREI LUIS BACCELLI DA SILVA

CAUÃ DA SILVA PEDROSO

KAINÃ SANTOS DA SILVA

MIRIAN DE CARVALHO BARBOSA

PEDRO SILVA DE MOURA

SAMANTHA DE LIMA PEREIRA

                                    PLANO COLLOR I E II

                                     Trabalho apresentado à disciplina

                         de Gerenciamento e Economia de  

                                                                    Sistemas logísticas  ministrado pela  

                                                                                   Prof.Silvana F Pereira                                                                  

PORTO ALEGRE, 2023

Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        4

2.1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA ÉPOCA        4

2.2 DATA DA IMPLANTAÇÃO        5

2.3 MENTOR DO PLANO 1 E 2        6

2.4 QUANTO TEMPO DUROU O PLANO        7

2.5 MINISTRA DA ECONOMIA        7

2.6 CURIOSIDADES DO PLANO COLLOR        7

2.7 A MOEDA        8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4. REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

Com a inflação chegando a níveis descontrolados e a economia brasileira entrando em colapso, o recém-eleito Presidente Fernando Collor de Mello foi responsável pela implementação dos chamados Planos Collor I e II, que assim como todos os planos que haviam sido implementados por seus predecessores, também falharam em controlar a inflação. Neste trabalho, temos o objetivo de ensinar ao leitor sobre o que foram os Planos Collor I e II, e falamos sobre o seu funcionamento, as suas etapas e as inúmeras mudanças que os planos causaram na vida dos brasileiros.

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA ÉPOCA

O presidente da república na época era Fernando Collor de Mello, nascido no Rio de Janeiro, começou sua trajetória como político no final da década de 1970, no estado de Alagoas, depois ele foi prefeito de Maceió, deputado federal, senador e governador por Alagoas e foi nomeado  presidente da república em 1989, derrotando Lula no segundo turno, eleito com 53% dos votos válidos.

 Com a vitória de Collor nas eleições deixou grande parte do povo feliz e esperançoso do novo governo, a sua presidência deixou um grande marco com uma medida bastante impopular, buscando melhorar o cenário econômico do país, ele iniciou uma sequência de medidas de choque, a principal foi a confiscação dos valores depositados na poupança e em conta-corrente. Porém seu plano não saiu como os conformes, e, após um breve queda na inflação, ela voltou com força.

 Collor deveria ter governador por 4 anos, porém seu governo não durou muito, um escândalo de corrupção envolvendo o presidente causou que ele sofresse impeachment, o escândalo foi exposto pelo seu irmão, Pedro Collor, por um grande veículo de imprensa. Collor foi incriminado de estar envolvido com um plano de corrupção dirigido por PC Farias, o tesoureiro de sua campanha presidencial, supõe-se que Collor tenha arrecadado ilegalmente 60 milhões de dólares.

 Por conta das denúncias, milhares de brasileiros foram às ruas protestar contra seu governo, ficando conhecidos como os caras pintadas. As investigações foram avançando, e o impeachment de Collor se tornou a opção mais viável. Em 29 de setembro de 1992, ele foi afastado da presidência.    

2.2 DATA DA IMPLANTAÇÃO

Anteriormente chamado de “plano brasil novo”, o plano collor I foi lançado em 1990

O Plano Collor foi um conjunto de medidas econômicas adotadas pelo governo de Fernando Collor de Mello (1990 – 1992). Este pacote econômico tinha o objetivo de controlar a hiperinflação da época, que chegou a 1.972% ao ano em 1989 (para efeitos de comparação, a inflação de 2015, considerada alta, foi de 10,67%).

2.3 MENTOR DO PLANO 1 E 2

O Plano Collor, foi uma série de medidas econômicas executadas durante o mandato do então presidente Fernando Collor de Mello.

Fernando Collor de Mello nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1949, formou-se em economia e foi deputado federal em 1950 e também foi governador de Alagoas entre 1951 a 1956.

Zélia Maria Cardoso de Mello nasceu em São Paulo, 20 de setembro de 1953) era uma professora, acadêmica e economista brasileira. Foi ministra da Economia durante o Governo Collor, na época com apenas 36 anos.

Os 2 planos que são o Plano Collor 1 e 2 Esses dois foram dirigidos pela ministra da Fazendo Zélia Cardoso de Mello. Mas no mês de maio de 1991, Zélia foi substituída por Marcílio Marques Moreira. 

2.4 QUANTO TEMPO DUROU O PLANO

O plano Collor I teve o seu início no dia 16 de Março de 1990, e teve a sua ação terminada em janeiro de 1991, mesma data do início do plano Collor II, que durou até o dia 10 de maio.

2.5 MINISTRA DA ECONOMIA

MINISTRA  (PC) 1 E 2:  Zélia Cardoso de Melo é uma professora, acadêmica e economista brasileira, foi ministra da economia durante o governo Collor, ela atuou como ministra no plano Collor 1 e também no 2. Zélia foi a primeira mulher na história do país a ocupar o cargo de ministra, sendo esse posto tão importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com