O Sistema Financeiro Nacional
Por: Marlon Santos • 19/9/2016 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
ADMINISTRAÇÃO DE CARTEIRA DE INVESTIMENTOS
Aluno: Marlon dos Santos Matrícula: 233159
SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO
O palestrante Elson Dérlin Gewehr, funcionário do Banrisul há mais de 30 anos e professor da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) começa a apresentação de sua palestra sobre o Sistema Financeiro Brasileiro apresentando um histórico do mesmo, com a formação da já extinta SUMOC em 1945 avançando até a atual situação com a centralização do Banco Central, além de apresentar sobre os tipos de mercado.
O mesmo apresentou um organograma do Sistema Financeiro Nacional, com todos os seus órgãos reguladores e fiscais, além de suas atribuições. Apresentando o Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão superior do Sistema Financeiro Nacional que tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, o Banco Central do Brasil (BACEN), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Outro tópico apresentado por Elson, foram os tipos de mercado. Há o mercado monetário, o de crédito, o cambial, o de capitais, o futuro e o de derivativos.
O mercado monetário compreende o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), a negociação de títulos do governo (NTN, LTN e LFT) e também os Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDI), além de políticas de intervenção, como na taxa de juros.
O mercado de crédito dispõe sobre os diversos meios de empréstimos disponibilizados pelas instituições financeiras, como duplicatas, CDB, poupança, leasing, fundos de investimento, entre outros. O mercado cambial compreende qualquer negociação feita em moedas estrangeiras, incluindo aquelas feitas por cartão de crédito internacional.
O mercado de capitais é constituído pela bolsa de valores, BM&FBOVESPA, debêntures e fundos de renda variável. O mercado futuro ou também conhecido como opções, compreende os contratos futuros de commodities, por exemplo. E também os índices Bovespa e do ouro. Já o mercado derivativo é uma combinação de mercados. Incluindo a negociação por swap.
O último tópico apresentado foi sobre os meios de pagamento brasileiro e base monetária, havendo uma explanação de como o governo sabe por onde está espalhado todo o dinheiro do país, e assim, por meio de políticas distribuir melhor a moeda em todo o território nacional.
...