O comércio eletrônico
Artigo: O comércio eletrônico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryanaoliveiira • 27/2/2015 • Artigo • 2.016 Palavras (9 Páginas) • 423 Visualizações
APRESENTAÇÃO
Sempre tive muito interesse nessa área, pois sempre quis montar um negócio relacionado ao que a internet poderia me proporcionar com suas facilidades e a abrangência no mundo. Com os anos fui acompanhando o crescimento desse ramo e pude perceber realizando algumas pesquisas, que nesse primeiro semestre foram faturados R$ 16,06 bilhões apenas no primeiro semestre, enquanto no ano passado foram faturados R$ 12,08 bilhões no ano todo.
É perceptível que o brasileiro tem se interessado cada vez mais pela facilidade e agilidade de realizar sua compra pela internet, podendo escolher o que desejo na comodidade da sua casa.
O brasileiro tem um alto potencial para compra, abrangendo vários mercados e oportunidades de diversos segmentos do comércio brasileiro. A realização de compras nacionais é um fenômeno moderno que só vai crescer, a medida que as pessoas se tornem mais confiantes para efetuar compras on line de comerciantes de outros países. Naturalmente, a principal prioridade para os comerciantes que desejam embarcar nessa oportunidade multibilionária é criar um alto nível de confiança nos processos de pagamento e envio.
PROBLEMATIZAÇÃO
É seguro realizar compras pela internet?
O cliente está acostumado ao cumprimento verbal, ao aperto de mão e uma negociação com o vendedor. Muitos brasileiros ainda não confiam em no comércio eletrônico, pelos seguintes motivos: não estão vendo o produto que querem adquirir, a disponibilização de dados do seu cartão de crédito e dados pessoais e não sabem como realizar a troca do produto caso venha com defeito. Mas o comércio eletrônico tem conquistado cada vez e mostrando muitos atrativos e benefícios.
Justificativa
O acesso à Internet no território Brasileiro continua em ritmo de crescimento continuo nestes últimos anos além de outros fatores, o aumento do número de usuários da Internet vem sendo impulsionado devido ao crescimento da economia brasileira.
A economia brasileira ocupava a sexta colocação no ranking das economias mundiais, e segundo o site indicador Brasil, o Brasil tem reais chances de chegar a ocupar a quinta posição no ranking das economias mundiais.
Sabendo das influências culturais que a Internet vem causando em várias partes do mundo devido ao fenômeno conhecido como globalização digital, afinal, nos dias de hoje é raro alguém que não utilize alguma ferramenta digital, como o correio eletrônico, o e-mail, ou quem não esteja de algum modo conectado ao mundo virtual.
A possibilidade das pessoas e empresas poderem se comunicar, interagir e transacionar através da rede mundial de computadores é uma das faces de uma mudança estrutural em nossa sociedade, uma tendência chamada “Era da Informação”, onde cada vez mais, a informação digitalizada.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Identificar as vantagens e desvantagens da realização de compras pela internet.
Objetivos específicos
1. Realizar a busca de informações através de livros, artigos, matérias e e-books para reunir o maior número de informações a respeito do tema escolhido.
2. Identificar quais são os critérios mais utilizados pelos usuários para efetuarem suas compras.
3. Relacionar quais são os produtos mais adquiridos no e-commerce.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1. História da internet
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
1.1. Desenvolvimento da Internet
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações e notícias do mundo em apenas um click.
1.1.1. A FEBRE DAS REDES SOCIAIS
A partir de 2006, começou uma nova era na Internet
...