O estudo da ISO 9001: 2008
Relatório de pesquisa: O estudo da ISO 9001: 2008. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelon • 7/9/2013 • Relatório de pesquisa • 2.864 Palavras (12 Páginas) • 692 Visualizações
1. A Família ISO.
Para iniciarmos o estudo da Norma ISO 9001:2008 é de essencial importância entender o que é a família ISO e para que finalidade foi criada.
Em 1946 representantes de 25 países reuniram-se para criar uma organização internacional com finalidade de facilitar e padronizar as normas industriais, o resultado foi a fundação da Internacional Organization for Standardizacion (ISO)que começou a ser usada oficialmente em 1947.
De acordo com Marshall JR.(2001), “a ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne mais de uma centenas de organismos nacionais de normalização.Representando países que respondem por cerca de 95% do PIB mundial,tem por objetivo promover o desenvolvimento da padronização e de atividades correlacionadas,de forma a possibilitar o intercâmbio econômico,cientifico e tecnológico em níveis mais acessíveis aos aludidos organismos.”
Desde a fundação da organização foram criadas mais de 13 mil normas.O objetivo da normalização é obter um grau de excelência na produção de insumos em determinado segmento e com isso proporcionar:
“Economia, comunicação, confiabilidade, segurança, proteção do consumidor, eliminação de barreiras técnicas e comerciais 1”.
A forma como as empresas atestam que estão de acordo com as normas de padronização é através de certificação (atividades desenvolvidas por um organismo independente, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto ou processo está em conformidade com os requisitos especificados, que podem envolver analise de documentação; auditorias e inspeções na empresa; coleta de ensaios de produtos, no mercado ou fabrica(....) com o objetivo de avaliar a referida conformidade e sua manutenção) 2.
No Brasil a organização que representa a ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),fundada em 1940,a ABNT é responsável por atestar (por escrito)através de auditorias e afins a conformidade das organizações com as normas de padronização.
1.1. A ISO 9001:2008
A Norma ISO 9001:2008, especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade que podem ser usados pelas organizações para a aplicação interna, para a certificação ou para fins contratuais,focando em atender as exigências dos clientes.A organização que adota essa norma deve buscar melhoras de forma continua.
A empresa deve escolher a extensão na qual aplicará a norma, ou seja, os processos nos quais será aplicado e deverão ser auditados durante a certificação. A isso se dá o nome de “escopo3”.
A estrutura da ISO 9001:2008 está agrupada da seguinte forma:
0 – Introdução;
1- Escopo:
2- Referencia Normativa;
3- Termos e Definições
4- Sistema de Gestão da Qualidade;
5- Responsabilidades de direção;
6-Gestão de Recursos;
7- Realização do Produto;
8- Medição, Analise e Melhoria.
1 Gestão da qualidade – série gestão Empresarial 10 a edição 2010 ed. FGV autores Maeshal,Alves [et.al].pág 68/68
2 Gestão da qualidade – série gestão Empresarial 10 a edição 2010 ed. FGV autores Maeshal,Alves [et.al].pág 71
3 http://pt.scribd.com/doc/11789290/abnt-iso-90112008.
1.2. Norma ABNT NBR ISO 9001:2008-o sistema de gestão da qualidade.
A ISO 9001 deixou de ser uma norma presente apenas o ambiente das grandes empresas para fazer parte de maioria das organizações industriais e de serviços no Brasil.O setor comercial ainda não percebe de forma acentuada as exigências dessa norma devido às características de seu negocio.Termos como ISO 9001, processos, qualidade, auditoria, requisitos, especificações e não conformidades estão virando rotina no ambiente de trabalho e geralmente os cursos sobre a norma não é muito barato, qualidade realmente é um tema caro, e geralmente complexo, pois exige conhecimentos sobre administração, engenharia, estatística e relações humanas.Uma norma de Gestão que nasce no nível estratégico e é disseminada por todos os níveis da organização.
A ISO9001: 2008é uma norma que define requisitos no âmbito da gestão empresarial, ela não define quais devem ser as características do seu produto ou qual o nível de ruído ideal no ambiente de trabalho, por exemplo.”São apresentadas exigências na administração com um objetivo principal: gerenciar os requisitos do cliente para que o entendimento e atendimento desses requisitos sejam eficazes. De forma geral a organização vai precisar levantar os requisitos do cliente,controlar documentos e requisitos do cliente,controlar documentos e registros,realizar medições,manter indicadores,propor melhorias no processo,e mais um conjunto de mudanças que vão impactar a forma de como a organização é gerenciada ”1.
Se uma empresa é administrada atendendo os requisitos da ISO 9001, é bem provável que um profissional que conheça a norma saiba de grande parte das rotinas de trabalho dessa organização, então, ao ser admitido por uma empresa certificada, já vai começar na frente daqueles que não a conhecem.
1 Gestor de RH da empresa visitada.
1.3. - Linguagem Informal
Os elementos descritos abaixo são alguns dos aspectos a serem abordados pela organização no momento da implementação da ISO 9001:2008, lembrando sempre que alguns desses requisitos variam de acordo com o tamanho e ramo de atividade da empresa.
Deve ser feitos a análise de todo processo e garantir a padronização, monitoramento e documentação de todo o processo que tem influência no produto. 1
• Responsabilidade da direção: requer que a política de qualidade seja definida, documentada, comunicada, implementada e mantida. Além disto, requer que se designe um representante da administração para coordenar e controlar o sistema da qualidade.
• Sistema da qualidade: deve ser documentado na forma de um manual
...