OBJECTIVOS DA POLÍTICA MACROECONÓMICA
Seminário: OBJECTIVOS DA POLÍTICA MACROECONÓMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tatiju • 2/11/2014 • Seminário • 600 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
MACROECONOMIA
A macroeconomia estuda a econômia como um todo, analisando a determinação e comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
OBJETIVOS DA POLÍTICA MACROECONOMICA
I) Alto nível de emprego (premissas de Keynes em 1936);
II) Estabilidade de preços (crescimento contínuo e sustentável);
III) Distribuição de renda socialmente justa;
IV) Crescimento econômico ( Renda nacional per capita, considerado um indicador razoável para determinar padrão de vida).
Obs: sobre ponto II)- A estabilidade de preços esta relacionada a inflação, que é o aumento continuo e generalizado do nível geral de preços.
DILEMAS DA POLÍTICA ECONÔMICA
I) Crescimento Econômico, sendo ressaltado como solução para a pobreza. Aumento na renda do pobre sem diminuir a renda do rico;
II) Para o Brasil e países em desenvolvimento, metas de crescimento e equidade distributiva devido ao fator educacional; menor qualificação pessoal, por conseqüência menor rendimentos;
III) Metas de redução de desemprego X estabilidade de preços. Com menor desemprego, a economia se aproxima da plena utilização de recursos, passam a ocorrer pressões para maiores preços;
Se houver um aumento do desemprego, a inflação cai e as empresas terão interesse em vender seus produtos estocados.
Esta relação caracteriza-se como trade-off na literatura econômica.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONOMICA
POLÍTICA FISCAL
Todos os instrumentos que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controlar suas despesas (política de gastos).
1) Para melhorar a inflaçao, medidas de diminuição de gastos públicos ou/e maior carga tributária (que carreta menor consumo).
2) Melhora na distribuição de renda, o governo gasta em regiões mais atrasadas.
POLÍTICA MONETÁRIA
Atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia.
Os instrumentos da política monetária:
i) Emissões;
ii) Reservas compulsórias (porcentagem sobre os depósitos que os bancos devem deixar a disposição do banco central;
iii) Open market (compra e venda de títulos públicos);
iv) Redescontos (empréstimos do banco central aos bancos comerciais);
v) Regulação sobre crédito e taxa de juros:
a) Se o objetivo for controlar a inflação, a medida da política monetária seria diminuir o estoque monetário da economia. Ex.: maiores taxas de juros, maiores reservas compulsórias ou venda de títulos no open market.
b) Se a meta for crescimento econômico: menor taxas de juros e taxa compulsório, alem de compra de títulos no open market.
POLÍTICA CAMBIAL
Atuação do governo sobre a taxa de câmbio.
i) As autoridades podem fixar a taxa de câmbio (taxa fixa) ou permitir que seja flexível (regime de taxas flutuantes de câmbio).
POLÍTICA COMERCIAL
Instrumentos
...