OS FATORES DE PRODUÇÃO
Por: Ovelha1222 • 29/9/2019 • Artigo • 452 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
- Discorra sobre a compreensão conceitual da Economia enquanto Ciência Social, bem como a definição do termo economia.
A Economia enquanto uma Ciência Humana e Social é a ciência que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Para Carlos Paiva e André Cunha em Noções de Economia (2008) “ A Economia estuda a alocação de recursos escassos (dinheiro, capacidade de trabalho, energia, etc.) entre fins alternativos (lazer, segurança, sucesso, etc.) por parte dos proprietários de recursos que buscam obter o máximo benefício por unidade de dispêndio.” Dessa forma, ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
Hoje, não se pode desprezar o fato de que a Ciência Econômica é multidisciplinar, na medida em que seu objeto de estudo envolve concepções e determinantes inerentes a outras ciências, como as da Agronomia, da Engenharia, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Nutrição, da Política, entre tantas outras.
- Listar e justificar cinco problemas econômicos considerados importantes para a sociedade brasileira na atualidade.
O desemprego: No Brasil, segundo estimativas, a maior preocupação do brasileiro está ligada diretamente ao emprego, pois muitas vezes é a única alternativa de renda de milhares de famílias no país, além disso, o desemprego agrava os problemas sociais, gerando problemas que afetam a saúde pública como depressão, ansiedade e até mesmo suicídio. A taxa de desemprego média anual de 2018, no Brasil, ficou em 12,3%, de acordo com o IBGE (em 2017 tinha ficado em 12,7%).
Queda do Consumo: Por consequência do desemprego, o trabalhador com problemas financeiros não possui recursos para fazer compras, movimentar dinheiro no país, consequentemente, isso resulta na redução do consumo de bens e serviços do país.
Menos investimento do capital externo no país: Com a crise econômica instalada, grandes corporações não sentem atratividade em realizar investimentos no país.
Menos investimento no país: Com a falta de verbas um dos principais alvos de cortes são os investimentos (aplicação de recursos em obras ou aquisição de equipamentos e instalações.
Recuo do investimento em capital humano: Uma das consequências mais graves em uma crise econômica é o recuo do investimento em capital humano. Com as altas taxas de desemprego, as famílias possuem menos recursos e interesse para a formação de jovens. Somado a isso, ainda temos a busca contínua por oportunidades de trabalho sem sucesso. Com falta de investimento social, tende-se a formar uma sociedade menos qualificada, crítica e opinativa, ou seja, uma grande estagnação social.
...