Rentabilidade de fundos de previdência que cobram taxa de performance
Por: marianadelfino • 25/11/2020 • Artigo • 4.748 Palavras (19 Páginas) • 230 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
MARIANA CARVALHO DELFINO
A RELEVÂNCIA DA COBRANÇA DE TAXA DE PERFORMANCE EM FUNDOS DE PREVIDÊNCIA BRASILEIROS
Limeira
2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
MARIANA CARVALHO DELFINO
A RELEVÂNCIA DA COBRANÇA DE TAXA DE PERFORMANCE EM FUNDOS DE PREVIDÊNCIA BRASILEIROS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
como requisito parcial para a obtenção do
título de Bacharel em Engenharia de
Produção à Faculdade de Ciências Aplicadas
da Universidade Estadual de Campinas.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Eduardo Gaio
Limeira
2019
CARVALHO DELFINO, Mariana. Título: A relevância da cobrança de taxa de performance em fundos de previdência brasileiros. Ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção.) – Faculdade de Ciências Aplicadas. Universidade Estadual de Campinas. Limeira, 2019.
RESUMO
O trabalho em questão buscou analisar a relação entre a cobrança de taxa de performance e a rentabilidade obtida em uma amostra de 50 fundos previdenciários brasileiros no período de maio de 2018 a outubro de 2019. A partir de uma análise quantitativa e a utilização de um modelo de regressão linear com efeito aleatório foi possível constatar a existência ou não de causalidade entre diferentes parâmetros e os retornos obtidos por cada um dos fundos, bem como a associação linear das variáveis estudadas. Os resultados confirmam que não há uma relação significativa entre a rentabilidade dos produtos previdenciários e a cobrança de taxa de performance e ainda sugerem que outras características, tal como a exposição à renda variável na carteira, trazem um retorno mais expressivo.
Palavras-chave: Fundos previdenciários 1. Taxa de performance 2. Rentabilidade 3.
CARVALHO DELFINO, Mariana. Título: A relevância da cobrança de taxa de performance em fundos de previdência brasileiros. Ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção.) – Faculdade de Ciências Aplicadas. Universidade Estadual de Campinas. Limeira, 2019.
ABSTRACT
This paper aims to analyze the relation between the existence of performance fees and gross and net return amongst 50 brazilian pension funds during a 18-month period, from May 2018 until October 2019. By using a quantitative analysis and a linear regression model, it was possible to examine the causality between different parameters and the financial return obtained by each one of the selected funds, as well as a linear association of the studied variables. Results were able to confirm that there is no significant relationship between pension funds’ gross and net returns and performance fees. Besides, they suggest that other characteristics such as the percentage of equity assets are able to bring more significant returns.
Keywords: Pension funds 1. Performance fees 2. Return 3.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 Variáveis de Controle e Descrição .................................................... 14 Tabela 2 Estatística Descritiva.......................................................................... 16 Tabela 3 Correlação de Pearson...................................................................... 17 Tabela 4 Regressão Linear com efeito aleatório ............................................. 18
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
S&P Standard & Pool
FENASEG Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização
ABRAPP Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
FENAPREVI Federação Nacional de Previdência Privada e Vida PIB Produto Interno Bruto
LISTA DE SÍMBOLOS
β Coeficiente linear
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................ 9 2. REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................... 10 3. METODOLOGIA...................................................................................... 12 3.1. Dados da Pesquisa................................................................................. 13 3.2. Análise de Dados.................................................................................... 14 3.3. Hipóteses de Estudo .............................................................................. 15 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO............................................................... 16 5. CONCLUSÃO.......................................................................................... 19
9
1. INTRODUÇÃO
O sistema previdenciário foi estruturado com a intenção de possibilitar aos trabalhadores a manutenção de sua renda mesmo após a aposentadoria, atuando como uma ferramenta de proteção social em diversos países. Uma das vertentes do sistema é o regime de previdência complementar, que possui caráter facultativo e tem como base uma administração privada dos recursos através de entidades fechadas ou abertas, visando a uma proteção financeira adicional. (BRITO, 2016)
Levando em consideração a insustentabilidade do sistema de previdência social, os fundos de investimento geridos por instituições privadas têm ganhado cada vez mais relevância no mercado e desempenhado um papel significativo no quadro de investimentos brasileiro. Segundo Conti (2014), os recursos geridos por entidades de previdência fechada, por exemplo, passaram de aproximadamente 216 bilhões de reais em 2003 para 667 bilhões em 2014. O crescimento da previdência complementar trouxe consigo, assim como em qualquer outro tipo de investimento, a necessidade de promover aos participantes uma rentabilidade satisfatória. Sendo assim, faz-se necessária a busca por mecanismos de gestão que contribuam para que os fundos atinjam a performance desejada.
...