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Resumo Dobb Sweezy

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

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Obs: usar modelo do trabalho de contabilidade que tá no teleduc  >> com cabeçalho, símbolo, etc

Fichamento do texto “Possibilidades Econômicas para os nossos netos, de John Keynes, 1930

KEYNES SOBRE POSSIBILIDADES 4

Suposição: daqui a 100 anos, estaremos 8 vezes melhores, no sentido econômico, do que estamos hoje .

As necessidades dos seres humanos podem ser insaciáveis. Duas classes:

1 – necessidades sentidas a todo momento a qualquer instante >> essas não podem ser insaciáveis. Se cessam, portanto, em algum momento (são passageiras).

2 – necessidades que são obtidas quando se conclui que são capazes de colocar o homem num grau de “superioridade” em relação aos demais indivíduos.   >> essas podem ser insaciáveis.

“Assumindo que não haja nenhuma guerra importante e nenhum aumento populacional de grande intensidade, haverá uma solução ou esta será visível dentro de 100 anos.” Ou seja, o problema econômico não é um problema permanente do homem.

A luta pela subsistência sempre foi até aqui um problema primário para todos os seres vivos. Fomos desenvolvidos pela natureza para resolver tal problema econômico. “Se o problema econômico é resolvido, o gênero humano fica privado de seu propósito tradicional”. Isto é um benefício?

 “Para aqueles que suam para obter seu pão diário, o lazer é um desejo – pois doce – até que o adquiram”.

KEYNES SOBRE POSSIBILIDADES 5

Obs :O que fazer com esse tal Epitáfio da velha arrumadeira?

 “Não chorem por mim,/ amigos, nunca por mim se lamentem,/ pois eu irei fazer nada, sempre e para todo o sempre./Com salmos e doce música/Os céus estarão tocando,/ Mas aí não terei nada.../Nada que ver com tais cantos.”

Real e permanente problema do homem: “como usar sua libertação dos cuidados econômicos prementes, como ocupar o lazer, que a ciência e os juros compostos terão ganho para ele, para viver sabiamente, agradavelmente e bem.” Ou seja, como usar o tempo livre, não destinado a trabalho, para viver tranquilamente sem gerar arrependimentos futuros.

Mas são aquelas pessoas – que podem manter viva e cultivar uma perfeição mais completa a arte da vida em si e não vender-se para os meios de vida – que poderão desfrutar a abundância quando ela vier.” Ou seja: as pessoas que se voltarem 100% do tempo para o trabalho não saberão desfrutar da “arte de viver”, das situações agradáveis que a vida proporciona ao homem. Obs: meios de vida = meios de obter renda = trabalho?

“Não há nenhum país e nenhuma população que ´possa esperar a idade do lazer e da abundância SEM SENTIR MEDO. Fomos treinados para despender esforço, não para DESFRUTAR”. Problema para a pessoa comum = ocupar-se = trabalhar?. especialmente se não tem raízes na terra e nos costumes da sociedade tradicional. A julgar pelo comportamento das classes mais ricas, a situação é crítica, deprimente. PQ? Elas são a vanguarda da população, mas estão FRACASSANDO nas tentativas de resolver o problema colocado para elas.

 EU sinto que com mais experiência nós usaremos a encontrada generosidade da natureza diferentemente do modo como os ricos a usam hoje em dia, e traçaremos para nós um plano de vida muito diferente do deles.

(...)Nós faremos mais coisas por nós mesmos doq eu é habitual como os ricos de hoje em dia, APENAS MUITO CONTENTES POR TER PEQUENOS DEVERES, TAREFAS E ROTINAS.

>>Acumulação de problema> é considerada como de alta importância social . Quando não for mais tão importante, os códigos de moral sofrerão mudanças significativas.

 Códigos da moral (?) = Todos os tipos de costumes sociais e práticas econômicas, afetando a distribuição de riquezas, de recompensas econômicas e de penalidades que nós mantemos agora a todo custo.

Continuando na nova realidade: ainda haverá pessoas a procura de riqueza, mas o resto não terá tal atitude. “Pois nós indagaremos com mais curiosidade do que é feito hoje sobre o verdadeiro caráter deste “propósito” com que em vários graus a Natureza dotou a maioria de nós.”. PQ o propósito significa que nós nos preocupamos mais com os resultados futuros de nossas ações que com sua própria qualidade ou seus efeitos imediatos sobre noss próprio ambiente.

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