Resumo de artigo
Por: leidyrbd • 6/5/2016 • Resenha • 678 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Alagoas
Campus Sertão – Unidade de Santana do Ipanema
DENISE SANTOS
FERNANDO JÚNIOR
JÚLIA LARA
LEIDIANE GOMES
MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA
THAUAN TAVARES
RESUMO DO ARTIGO “SISTEMA DE INFORMAÇÕES EXECUTIVAS: SUAS CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES SOBRE SUA APLICAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO” DA DISCIPLINA SIG.
Santana do Ipanema
2016
SISTEMA DE INFORMAÇÕES EXECUTIVAS: SUAS CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES SOBRE SUA APLICAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO
INTRODUÇÃO - Num panorama histórico, os sistemas de informação desenvolveram-se de acordo com as necessidades organizacionais. Inicialmente, eram desenvolvidos pela própria empresa, posteriormente evoluiu com a automação das linhas de produção industrial, com o surgimento dos microcomputadores na década de 80 e atualmente vivemos novas transformações através das inúmeras possibilidades trazidas pela internet.
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO - Dado é qualquer fato ainda não analisado que por si só não permite a compreensão de determinado fato. Informação é o dado trabalhado e apresentado de forma útil para a tomada de decisões. Conhecimento acumulado sobre como formatar, filtrar e manipular dados de forma que os tornem úteis em uma situação é a base da transformação do dado em informação.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO - Pode ser conceituado como uma rede de informações cujos fluxos alimentam o processo de tomada de decisões, tanto na empresa como um todo, quanto de cada área de responsabilidade.
SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES (SPT) - No panorama administrativo é destinado a desempenhar um papel de suporte para as atividades da organização empresarial.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) - Usado para oferecer informações de rotina aos administradores através do agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES EXECUTIVAS (SIE) - Conceituação do SIE Sistema de informações que fornece suporte ao processo decisório para o alto escalão da organização. A Evolução Histórica do SIE O termo surgiu na década de 70 como resposta para preocupações decorrentes da pouca utilização da informática por executivos; uma segunda fase surgiu no fim da década de 80 com a incorporação de funções de comunicação, automação de escritório e análise às tradicionais funções de monitoramento e controle; a terceira fase emergiu na década de 90 com a propagação dos microcomputadores e as redes locais. Elementos Característicos Esperados em um SIE: Ambiente Windows, videoconferência, touch-screens, atualização em tempo real, tempo para implementar melhorias, uso de hipertexto, consolidações, agenda integrada, drill down de informações, correio eletrônico, informações externas e simulações. O SIE como parte integrante de planejamento estratégico da empresa A metodologia do planejamento estratégico de subsistemas de informação se dá por meio de quatro fases, a saber: 1ª Organização do projeto e treinamento dos participantes; 2ª Análise da atual situação por meio de revisão das estratégias e avaliação dos sistemas existentes; 3ª Elaboração de soluções onde se contempla a análise de viabilidade do desenvolvimento dos cenários propostos e 4ª Desenvolvimento de planos para implantar os projetos estabelecidos na fase anterior.
...