Sistema fiscal, sua aparência, suas funções e seus propósitos
Trabalho acadêmico: Sistema fiscal, sua aparência, suas funções e seus propósitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deiainocencio • 8/10/2014 • Trabalho acadêmico • 6.970 Palavras (28 Páginas) • 443 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE AQUIDAUANA
Andréia Ribeiro 126843
Hediely Tamara Medina Santana 379200
Maria Cristina Souza da Costa Silva 379196
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Prof. Me. Hugo David Santana
AQUIDAUANA-MS
SETEMBRO/2014
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Prof. Me. Hugo David Santana
Trabalho elaborado como avaliação complementar, realizado pelas alunas, Andréia Ribeiro RA 126843, Hediely Tamara Medina Santana RA 379200, Maria Cristina Souza da Costa Silva RA 379196, Disciplina de Contabilidade Tributária, do curso Ciências Contábeis, sob a orientação da professora mediadora Jennifer Matos.
AQUIDAUANA-MS
SETEMBRO/2014
SUMÁRIO
Introdução _________________________________________________ 4
Etapa 1 ____________________________________________________ 5
Etapa 2_____________________________________________________7
Etapa 3 ____________________________________________________ 9
Etapa 4_____________________________________________________20
Considerações Finais__________________________________________24
Referências Bibliográficas _____________________________________25
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vão ser falados sobre o sistema tributário, seu surgimento, suas funções e seu propósito. Também mostraremos algumas dicas de como economizar nesse país onde são cobrados muitos impostos.
Para as Empresas existem as seguintes opções para tributar o resultado: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Arbitrado. Sendo assim no decorrer desse trabalho iremos mostrar as diferentes alíquotas para que o empresário possa fazer a melhor opção.
Também será mostrada a foram de tributação pelo Simples Nacional, identificando as principais obrigações acessórias e trabalhistas das empresas optantes por essa tributação.
Com base em todos os conhecimentos das diversas tributações, serão feitos os cálculos de uma determinada empresa dos anos de 2011 e 2012 para verificar qual a melhor forma de tributação.
Também serão mostradas as alterações do processo de internacionalização da contabilidade brasileira.
ETAPA 1
A cobrança de tributos é realizada desde os primórdios da história, no Brasil em suma aconteceu da seguinte forma:
Durante o período denominado pré-colonial, que vai de 1500 a 1530, a preocupação de Portugal era manter a posse das terras conquistadas, a primeira atividade econômica realizada no Brasil foi a extração do pau-brasil, sendo que para a exportação do mesmo o Rei o fazia por meio de terceiros, a parir disto passou-se a cobrar o primeiro imposto pago no Brasil que foi o Quinto, tendo base na legislação portuguesa.
O período que se seguiu, de 1530 a 1580, foram criados novos tributos tais como: o pagamento pela concessão para exploração e comércio do pau-brasil, especiarias e drogas; direitos das alfândegas reais; quintos dos metais e das pedras preciosas; dízima dos pescados e das colheitas de todos os produtos da terra, colhidos ou fabricados.
Em 1548 constatou-se que a arrecadação não se dava como era esperado, então se criou a figura do Provedor-Mor, que se iniciou a estrutura de administração tributária.
Em 1640 com a crise financeira Portugal dependia do Brasil para se sustentar, assim a tributação do comércio de escravos passou a ser da seguinte forma: pela entrada do escravo na colônia, pela mudança de atividade e taxa adicional.
Em 1808 os portugueses se refugiaram a colônia, foi preciso criar novos impostos para sustentar a elite lusitana, tais como: décima urbana, décima de herança e legados, sisa dos bens e meia-sisa dos escravos; impostos sobre o consumo de gado e água ardente. O Banco do Brasil foi criado em 1812, a partir dos custos dos impostos.
No período das regências houve revoluções marcantes, como exemplo, a Farroupilha, esta se motivou pelos altos impostos que eram cobrados sobre charque e couro. Ainda neste período ocorreu a primeira reforma tributária.
Em 1844 através da tarifa Alves Branco ampliou-se as alíquotas dos produtos importados. Nos anos que
...