Trabalho de economia politica
Por: joaocidiao • 27/9/2015 • Resenha • 521 Palavras (3 Páginas) • 746 Visualizações
PUC Goias - Trabalho de Economia
Prof. Wirson
turma B-04
aluno: João Raphael R C Sousa
Cap1.q1- Por que os problemas econômicos fundamentais( oque, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção ?
Porque dada a escassez a sociedade terá que escolher dentro do leque de possibilidades quais produtos serão produzidos e suas respectivas quantidades a serem fabricadas, e também quais recursos serão utilizados porque a concorrência acaba decidindo como vão ser produzidos os bens e os serviços, os produtores vão escolher dentre os métodos mais eficientes o que tiver menor custo de produção possível. A sociedade decidirá para quem produzir pois não depende somente da oferta e demanda, contudo depende também dos salários, das rendas da terra, dos juros, do capital, da repartição da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.
cap3.q2- O que vem a ser uma lei antitruste?
São leis que atuam sobre as estruturas de mercado e sobre a conduta das empresas. São leis que surgiram nos Estados Unidos no século 19 que combatem os trustes, os monopólios e os oligopólios. A lei proíbe a fixação de preços punindo os infratores com penas de prisão e multa. No Brasil temos o CADE : conselho administrativo de defesa econômica que define os crimes contra a economia popular, contra o abastecimento, a ordem econômica e as relações de consumo. Dessa forma alem dos mecanismos de mercado como oferta e demanda, destaca-se a ação governamental que criou vários órgãos como o Procon, Decon, Inmetro. A lei busca coibir os abusos de mercado como a concorrência desleal, utilização indevida das marcas, invenções, nomes comerciais que possam induzir o consumidor ao erro.
cap3.q4- Em sua opinião o mercado de locação deveria ser totalmente livre, isto é, sem nenhuma lei que o regulamentasse? por que?
Não, porque o equilíbrio entre esses agentes econômicos é o desejável. O estado sempre interviu ora beneficiando os locadores ( ofertantes) ora beneficiando os inquilinos ( demandantes). Quem tem um imóvel, vê nele uma fonte adicional de renda, se a lei afeta a expectativa dos ofertantes, eles se retiram do mercado havendo uma escassez nos serviços de locação.
cap3.q5- Levando-se em conta os altos custos dos sistemas carcerário, qual deveria ser a política criminal para os delitos de pequena monta? Comente.
O tratamento para o infrator que cometeu um delito de menor periculosidade frequentemente é inadequado. A política criminal deve ser orientada no sentido de proteger a sociedade, mas restringindo as penas privativas de liberdade e punindo os infratores em caso de reconhecida necessidade.
cap4.q2- O estabelecimento comercial pode ser conceituado sobre duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
Do ponto de vista econômico, a empresa e a combinação pelo empresário dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia de modo a obter o maior volume possível de produção e serviços ao menor custo.Do ponto de vista jurídico, a empresa é uma universalidade de direito, incluindo na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa, o empresário é o sujeito e a empresa é o objeto que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo de produção.
...