A Gestão De Cargos E Carreiras
Por: Eduardo Neves • 24/11/2023 • Monografia • 695 Palavras (3 Páginas) • 35 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Gestão em Recursos Humanos EAD
Gestão de cargos, carreira e desempenho humano.
EDUARDO NEVES DE SOUZA
RECOMPENSAS POR DESEMPENHO INDIVIDUAL
SALVADOR
2023
- Recompensa por desempenho individual
A XYZ Serviços de Consultoria em Gestão Empresarial, precisa de uma reestruturação na cultura organizacional, com base na implementação de um plano de recompensa. É apresentado um ambiente sem motivação, onde não existe reconhecimento e nem preocupação com a qualidade de vida dos funcionários.
Diante da situação, a diretora de recursos humanos, enxerga a necessidade de realizar algumas mudanças, levando em consideração os objetivos e pilares da empresa, através de capacitação, melhores condições de trabalho e um plano de recompensa por desempenho individual.
O plano de recompensas por desempenho individual, tem o objetivo de reconhecer os colaboradores da empresa de acordo com seus resultados a alcançar as metas e objetivos da organização. Esse sistema tem o objetivo de incentivar e motivar o comprometimento, alinhando os esforços individuais aos objetivos da empresa. Em resumo, trata-se de uma prática que reconhece e valoriza o mérito individual, estimulando a produtividade e a satisfação no ambiente de trabalho.
Em uma entrevista encontrada em sites da internet, o Diego Martins, um empreendedor e dono de uma empresa de digitalização, ele cita que: “Estabelecer um programa de remuneração variável é uma forma de fazer com que os empregados passem a pensar e a agir como donos do negócio. Quanto melhores os resultados, maiores os ganhos.”.
Quando conseguimos que o funcionário se engaje com os objetivos e estejam incentivados ao trabalho, nós temos uma equipe que “veste a camisa” e que age como donos do negócio. Aumentando assim a produtividade e o pertencimento aquela organização.
Quando visualizamos a implantação do plano na XYZ, nós encontramos algumas vantagens e desvantagens. Vantagens como o estímulo a produtividade, que cria um ambiente saudável e bem competitivo, que leva os colaboradores a buscarem a excelência em suas atividades. A atração e retenção de talentos, o uso da recompensa por desempenho torna a empresa mais atraente e contribuem para a retenção de profissionais, colaboradores valorizados e que possuem a visão de pertencimento a empresa, se mostram mais motivados a permanecer na empresa. Além do alinhamento com objetivos organizacionais, quando surge as recompensas alinhadas aos objetivos estratégicos, o plano garante que as ações estejam alinhadas com a missão da organização.
Mas por outro lado, esse processo pode gerar uma rivalidade excessiva, estimulando a competição desleal, e criando uma competição que não é saudável entre os colaboradores. Uma outra coisa é o foco exclusivo no desempenho individual pode acabar desconsiderando contribuições de longo prazo, prejudicando a inovação e a sustentabilidade organizacional.
Com base em todos esses fatores, é interessante que Maria crie programas para reconhecimento dos colaboradores, assim como oportunidades de crescimento dentro da organização.
...